SDA participa do processo de realização da Conferência Estadual da Juventude

30 de outubro de 2023 - 12:47

Texto: Rones Maciel - PSJ | Fotos: Ascom Sejuv | Web: Luan Herculano - Ascom SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) participou do processo de construção da Conferência Estadual da Juventude do Ceará, que ocorreu neste domingo (29), em Caucaia.

O evento reuniu cerca de 200 participantes, dentre delegadas e delegados(es), entidades, órgãos, coletivos e observadores. Foram 44 delegados para a etapa nacional eleitos, sendo destes 36 representantes da Sociedade Civil e 8 representantes do poder público. Respeitando a paridade de gênero e a proporção étnica e racial do Estado, 72% de pessoas negras (pretas e pardas).

A etapa estadual foi o encontro final, resultante do processo iniciado com a realização de 43 conferências municipais e oito regionais, com a eleição de propostas e delegados/as, que aconteceram nos meses de setembro e outubro.

A SDA participou do processo de realização das edições regionais. A secretária da Juventude do Ceará, Adelita Monteiro, destacou a participação e contribuições da SDA na realização das conferências, fortalecendo o diálogo de jovens do campo e da cidade.

“A participação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário foi fundamental no sucesso das conferências de juventude realizadas no estado do Ceará. Contar com a expertise da SDA nestes momentos mostra o compromisso dessa Secretaria com a juventude cearense. Quero agradecer ao secretário Moisés Braz por disponibilizar sua equipe para esse momento histórico que é a retomada das conferências. Por fim, gostaria de afirmar que é uma alegria para a Secretaria de Juventude trabalhar conjuntamente com a SDA, criando oportunidades para jovens do campo e da cidade”, Adelita Monteiro.

Rones Maciel, técnico do Projeto São José, que representou a SDA na realização das conferências regionais e estadual, falou da importância da escuta para construção da política pública para as juventudes do estado.

“Esses espaços participativos possibilitam que os gestores públicos possam dialogar diretamente com quem irá acessar essas políticas na ponta. As Conferências regionais possibilitaram à SDA ampliar seus canais de escuta com a juventude rural para fortalecer seus projetos e programas. E isso só foi possível por que houve diálogo e integração entre as secretarias de Estado e parceiros nos municípios”, destacou Maciel.

Conferência Nacional da Juventude

A Conferência Estadual da Juventude teve como tema central “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”, dialogando com o tema da 4ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece nos dias 14 a 17 de dezembro de 2023, em Brasília.

A Conferência da Juventude do estado do Ceará é uma realização por meio da Secretaria da Juventude do Estado do Ceará (Sejuv-Ce) e Conselho Estadual da Juventude do Ceará (Conjuce), em parceria com as Secretarias de juventudes e esportes dos municípios, com o apoio das secretarias de Estado: Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Secretária da Diversidade, Secretaria dos Povos Indígenas, Secretária da Igualdade Racial e Secretaria do Trabalho.