Projeto São José e Sebrae selam parceria para comercialização de produtos da agricultura familiar

2 de novembro de 2023 - 14:55

Texto: Rones Maciel | Web: Elane Lima | Foto: Acervo PSJ/SDA

A coordenação e a equipe técnica do Projeto São José (PSJ) estiveram reunidas com a gerência do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) para dialogar sobre futuras parcerias para a comercialização de produtos de Organizações da Agricultura Familiar (OAFs).

O objetivo do encontro foi alinhar as tratativas para os processos de comercialização das entidades egressas do Projeto São José com o Programa Comércio Brasil, que busca melhorar os canais de comercialização e promover acesso a mercados.

O coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, destacou a importância do diálogo entre o PSJ e Sebrae para ampliar a atuação das OAF’s ao acesso a mercados.

Esperamos firmar parcerias em diversos trabalhos com o Sebrae, buscando a ampliação de vendas dos produtos das agroindústrias que já estão prontos para o mercado”, disse Almeida.

O coordenador esteve presente juntamente com os técnicos que acompanham as entidades egressas do PSJ III, Olímpio Queiroga, Raimundo Félix e os consultores de Inteligência de Mercado, Edimilson da Cruz e Francisco Evanildo.

Parceria

Os trabalhos propostos nesta parceria constarão de um diagnóstico feito por pontuação, que leva em conta os seguintes aspectos relacionados à comercialização: conhecimento de mercado, política de preços, logística e capacidade de produção para atender a novas demandas, entre outros.

Depois de avaliar e classificar a empresa, o agente começa a divulgar os produtos e os serviços dentro da rede. Ele também prospecta novos canais de comercialização, aproximando os pequenos negócios ofertantes de grandes compradores.

De acordo com o técnico Raimundo Félix, a parceria possibilitará qualificação profissional das OAFs, sendo as cooperativas as primeiras a receberem a consultoria.

O atendimento é especializado e individualizado. Esses profissionais, chamados de agentes de mercado, atuarão diretamente nas empresas, identificando novas oportunidades de negócio e detectando canais para comercialização dos produtos. Os trabalhos irão iniciar pelas cooperativas do PSJ”, reforçou Félix.