Governo do Ceará lança 37ª edição do Projeto Hora de Plantar para beneficiar 155 mil agricultores

28 de dezembro de 2023 - 14:05

Texto: Ascom Casa Civil Fotos: Casa Civil e Marcel Bezerra

O Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira (27), a 37ª edição do Projeto Hora de Plantar Safra 2023/2024. A ação conta com investimento de R$ 26 milhões e irá beneficiar 155 mil agricultores em 182 municípios. Os produtos estão sendo disponibilizados aos armazéns regionais, com entrega aos municípios prevista para a primeira semana de 2024. A solenidade, comandada pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, aconteceu no município de Barbalha, na região do Cariri.

Moisés Braz lembrou o compromisso do Governo do Ceará com os agricultores do estado, mesmo com a previsão de um inverno abaixo da média para 2024. “Para nós, essa entrega é uma felicidade imensa. Esta ação é feita com recursos próprios do Governo do Estado, algo muito importante. Nesta oportunidade, agradeço ao governador Elmano de Freitas pelo apoio aos agricultores de todo o Ceará. Mesmo com a previsão de um inverno abaixo da média, mantivemos nosso compromisso com o Hora de Plantar, uma ação com importantíssima para todos nós”, disse.

Os contratos para a aquisição das sementes foram assinados ainda em novembro deste ano. Serão fornecidas aos agricultores e agricultoras familiares sementes de feijão caupi (231 toneladas), milho híbrido (2 mil toneladas), milho variedade (500 toneladas), sorgo forrageiro (180 toneladas), algodão (10 toneladas), capim mombaça (3 toneladas), mudas de cajueiro anão (500 mil), aroeira (4.445 mudas), sabiá (39.926 mudas), maniva (5mil m³ – 10 milhões de mudas) e palma (2,5 milhões de raquetes).

A execução e assistência técnica do Hora de Plantar ficam a cargo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em parceria com as secretarias municipais de Agricultura. Presidente da Ematerce, Inácio Mariano exaltou a ação do Governo do Estado. “São quase quatro décadas do Hora de Plantar, que tem mudado radicalmente a forma de como se tem feito agricultura familiar no Ceará. Precisamos parabenizar o Governo do Estado por este que não deixa de ser um momento importante e histórico”, pontuou.

Apoio fundamental

Com 37 anos de existência, o Hora de Plantar proporciona incrementos significativos da produtividade agrícola e, consequentemente, no aumento na renda e na segurança alimentar de inúmeros cearenses. O programa é financiado pelo Governo do Ceará, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e do Tesouro do Estado.

Agricultor desde os 12 anos de idade, Francisco Antônio, 62, destacou alguns pontos positivos que para ele fazem a diferença em participar do Hora de Plantar. “Ficamos felizes em receber esses materiais. São sementes de qualidade, selecionadas. Tenho a certeza que irá nos ajudar em nossa produção no ano que vem”, comentou.

Moradora de Barbalha, Maria Antônia da Silva também foi beneficiada com as sementes. “Lá nós plantamos feijão, milho e também um pouco de outras coisas. As coisas não estão fáceis, por isso toda ajuda é válida e agradecida”, explicou.

Neste ano, o projeto Hora de Plantar também ampliou sua distribuição, de forma restrita, a 25 municípios, com 10 toneladas de sementes de algodão e bioinsumo. Apenas Fortaleza e Eusébio não estão incluídos, por não possuírem zona rural.