SDA integra grupo que debate plano para enfrentar o El Niño

3 de janeiro de 2024 - 15:16

Texto e Fotos: Casa Civil

O secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, esteve presente em reunião de gestores dos órgãos estaduais responsáveis pela elaboração do Plano de Contingência para Impactos do El Niño, na manhã desta quarta-feira (3). O encontro, conduzido pelo governador Elmano de Freitas, aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Os secretários executivos da SDA, Marcos Jacinto, Pedro Neto e Taumaturgo Júnior também participaram da reunião. O documento foi apresentado inicialmente pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio, que pontuou o cenário climático e as ações já existentes para segurança hídrica. “Existe um aquecimento no tropical norte e sul neste ano. Diante do cenário, foi preparado um plano detalhado de ações de acordo com a prioridade do abastecimento humano, visando às ações de todos os órgãos estaduais que possuam algum trabalho na área hídrica. Nós estamos nos antecipando ao quadro que se apresenta”, informou.

Elmano de Freitas explanou o atual cenário visando o El Niño e destacou a importância da criação do Plano de Contingência para garantir a segurança hídrica dos cearenses nos próximos anos. “Nós já temos o cenário desenhado, agora precisamos agir. Vamos listar os municípios por prioridade de abastecimento e executar as ações necessárias, de acordo com o plano, para não deixar faltar água em nenhum município. Em paralelo ao nosso planejamento, vou levar as demandas ao Governo Federal para obter recursos que vão viabilizar mais ações”, destacou o gestor estadual.

Participaram da criação do plano: Casa Civil, Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), SDA, Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Defesa Civil, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Mais detalhes AQUI.