SDA participa de celebração pela reforma agrária em Canindé

1 de fevereiro de 2024 - 18:02

Texto: Pâmela Soares Fotos: Gustavo Araújo

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, representou nesta quarta (31), o governador Elmano de Freitas na solenidade que celebrou a reforma agrária nos assentamentos São Miguel, Ipueira da Vaca e Logradouro, na zona rural de Canindé. O ato, ocorrido na comunidade Serrote Branco, marcou o início das comemorações do centenário de nascimento de Dom Aloísio Lorscheider. Na ocasião, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entregou os títulos provisórios de terra às famílias das comunidades localizadas dos assentamentos.

O momento marcou a celebração dos 50 anos da terra libertada e da reforma agrária, assim como os 38 anos da entrega, pela Arquidiocese de Fortaleza, das três fazendas ao Incra para que fosse realizado o assentamento das famílias que ali viviam. Estiveram presentes o ex-deputado, ex-secretário da SDA e ex-superintendente do Dnocs, Eudoro Santana, o superintendente do Incra Ceará, Erivando Barbosa, o reitor da Uece Hildebrando Soares e o vice-prefeito de Canindé Ilomar Vasconcelos, dentre outras lideranças e autoridades.

O secretário Moisés Braz destacou a importância do momento. “Os  governos do Ceará e do Brasil têm olhado com muito compromisso para a luta da reforma agrária. O direito à terra garante a oportunidade de as famílias assentadas viverem com mais dignidade”, pontuou.

As terras das Fazendas São Miguel, Ipueira da Vaca e Logradouro foram entregues ao Incra pelo então bispo de Fortaleza Dom Aloísio Lorscheider, em 31 de janeiro de 1986. Na época, Eudoro Santana ocupava o cargo de superintendente do INCRA e, ao lado dos padres Zé Maria e Moacir, construiu o momento histórico com as famílias assentadas. Em junho de 2024, serão entregues as escrituras definitivas para as famílias assentadas, em outra solenidade.