SDA, Ematerce e Adece apresentam potencial da agricultura familiar cearense no Panamá

5 de março de 2024 - 09:34

Texto e Fotos: Marcel Bezerra

No dia que antecedeu a abertura da Expocomer 2024, a Missão Técnica do Ceará para inclusão da agricultura familiar cearense e do Brasil no comércio exterior teve nesta segunda (4), uma série de reuniões na Cidade do Panamá com órgãos do governo panamenho e com o Banco Mundial. 

A agenda incluiu encontro com o ministro conselheiro para Assuntos Agropecuários do Panamá, Carlos Salcedo. Ele recebeu no Palacio de las Garzas, sede da presidência do país, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Moisés Braz, e os presidentes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Inácio Mariano, e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Danilo Serpa, em encontro intermediado pelo embaixador do Brasil no Panamá, Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva.

Hub logístico e financeiro que pretende também se consolidar como um hub alimentar, o Panamá apresenta múltiplas potenciais oportunidades de cooperação e colaboração mútua, tanto no que se refere a exportação de produtos do Ceará ao país, quanto à transferência de tecnologia e intercâmbio técnico por meio de instituições como Embrapa e Ematerce. Segundo o secretário da SDA Moisés Braz, “além de abrir mercado para venda de produtos como mel e castanha, no mercado exterior, um dos objetivos é apresentar ao governo panamenho a proposta de estabelecer um centro de distribuição  de produtos da agricultura familiar do Brasil no Panamá”. Ao discorrer sobre as diversas políticas públicas executadas pela secretaria, Moisés apresentou o projeto Renda  do Sol como uma das alternativas de de renda aos agricultores familiares por meio da geração de energia solar nos domicílios do interior cearense. Já aprovada em lei, a iniciativa deverá começar a ser implementada em breve pelo Governo do Estado.

Durante a reunião, o ministro Carlos Salcedo apresentou o projeto da Área Econômica Especial de Aguadulce e Terminal Portuário Multipropósito. O projeto será construído sobre a plataforma logística para que os produtores exportem a produção de valor agregado dos agroparques, bem como os benefícios definidos para a Área Especial Panamá-Pacífico e a Zona Franca de Colón. Além disso, mostrou a experiência dos agroparques espaços onde se agrupam diferentes atividades agroalimentares ou afins, com o objetivo de minimizar os custos de produção e maximizar a criação de valor da produção nacional através de investimentos em agrotecnologia, aumentando a produtividade e a competitividade do setor agroalimentar panamenho.

O presidente da Adece, Danilo Serpa, classificou a Educação do Ceará como uma das referências do país, que se soma aos diversos potenciais do estado para a atração de investimentos. “Temos localização estratégica na chamada esquina do Atlântico, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), um porto associado ao Porto de Roterdã, além da primeira e única Zona de Processamento de Exportações (ZPE)”, elencou, ao destacar a saúde financeira do estado e a autossuficiência em energias renováveis como destaques importantes. “O Ceará se coloca à disposição do Panamá para parcerias e pode ser, quem sabe, uma extensão desse porto multipropósito que vem sendo construído neste país”, pontuou.

Por sua vez, o presidente da Ematerce, Inácio Mariano, afirmou a capacidade da agricultura familiar cearense. “Mesmo estando localizados em região de clima semiárido, são os agricultores e agricultoras de base familiar que colocam cerca de 70% dos alimentos nas mesas dos cearenses todos os dias”. Ele ressaltou a capacidade técnica da Ematerce, que chegou em fevereiro aos 70 anos de existência, na prestação do serviço de Ater pública aos agricultores familiares, e disse que esta é uma oportunidade de troca de experiências com o governo do Panamá.

Troca de experiências com Propanamá e Banco Mundial

Formada pela SDA, junto com a Ematerce e Projeto São José, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), a Missão do Ceará permanece no Panamá até sexta-feira, 8, onde participa da Expocomer 2024 e de outras reuniões com autoridades Panamenhas.

Antes do encontro com o ministro Carlos Salcedo, Moisés Braz e Inácio Mariano estiveram na sede da Autoridade de Promoção de Exportações e Investimentos do Panamá (Propanama). Acompanhados do assessor da Ematerce Fuad Nogueira e da gerente de fortalecimento institucional do Projeto São José/SDA, Karina Holanda, eles foram recepcionados pelo administrador encarregado da Propanamá, Diego Ortiz de Zevallos. 

Na terceira agenda do dia, o secretário Moisés Braz esteve na sede do Banco Mundial na Cidade do Panamá. Ele e os integrantes da missão participaram de reunião com a economista agrícola Barbara Farinelli, que já trabalhou no Brasil, inclusive no acompanhamento do Projeto São José. Na ocasião, ela apresentou as iniciativas do Banco na área da agricultura na região e faz diversas sugestões para o Projeto São José.

Expocomer 2024

Com início nesta terça (5), a Câmara de Comércio, Indústrias e Agricultura do Panamá (CCIAP) organiza a 40ª Expocomer, feira comercial multissetorial que destaca diversas categorias de produtos. Entre eles estão alimentos, bebidas e produtos agrícolas; têxteis, vestuário e acessórios; tecnologia e eletrônica.

A SDA, em parceria com a Adece/SDE, participa do evento com um estande localizado no pavilhão do Brasil coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Na ocasião, a secretaria vai apresentar como uma de suas principais políticas públicas o Projeto São José, que por sua vez vai promover uma de suas estratégias piloto a Terra Conquistada, marca dos produtos da Reforma Agrária que envolve agroindústrias apoiadas pelo PSJ. Mel e castanha de caju serão os principais produtos a serem expostos.

A Expocomer promove contatos, produtos e oportunidades de negócio entre participantes locais e internacionais, tornando-se o evento ideal para a apresentação de novos produtos e serviços numa área total de exposição superior a 15.500 metros quadrados, que reúne mais de 600 empresas de mais de 30 países.