SDA entrega 50 cisternas de primeira água para comunidade rural de Massapê

22 de março de 2024 - 18:54

Texto: Glauber Sobral / Fotos: Rafael Fonteles

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) entregou 50 cisternas de primeira água às famílias da comunidade rural Sítio Apertado, em Massapê, nesta sexta-feira (22), no Dia Mundial da Água. Ao lado dos dois filhos, a agricultora Keudiane dos Santos celebrou a entrega da tecnologia social. “Hoje estou numa felicidade muito grande. Estamos realizando o sonho de receber esta cisterna que vai melhorar bastante os nossos dias. Antes era muito difícil o acesso à água e só Deus sabe a dificuldade que a gente tinha. Agora, vai ser tudo diferente”, projetou a produtora rural.

Durante a entrega das cisternas, o secretário Moisés Braz reafirmou o compromisso da SDA em garantir acesso à água às famílias cearenses. “Neste Dia Mundial da Água, entregar essas 50 cisternas de primeira água é muito significativo para o avanço das políticas públicas de acesso à água no Ceará. As famílias de Sítio Apertado serão beneficiadas com água de qualidade nos quintais de suas casas. É o Governo do Ceará, por meio da SDA, trabalhando para melhorar ainda mais as vidas dos cearenses”, frisou o titular da SDA.

De caráter nacional e executado em parceria da SDA com entidades do terceiro setor, o Programa Cisternas tem como objetivo ampliar as condições de captação, armazenamento e utilização da água para o consumo humano, produção de alimentos e sede animal, por meio do apoio à implementação de cisternas e outras tecnologias sociais de baixo custo e de comprovada eficiência técnica.

Famílias beneficiadas

Cerca de 225 pessoas serão beneficiadas com as cisternas de 16 mil litros de água para consumo humano. O coordenador técnico do Projeto de Cisternas pela Cáritas Regional Ceará, Paulo César, destacou a luta da comunidade rural massapeense pela garantia do acesso à água. “O povo do distrito de Sítio Apertado está fazendo uma festa bonita ao receber essas 50 cisternas de primeira água. Estamos muito felizes. O acesso à água é um direito assegurado, e executar esse projeto humanitário das cisternas é uma alegria também para todos nós”, frisou o representante da entidade.

O Projeto Cisternas atende a famílias em quase todo território cearense com a construção de cinco tecnologias sociais: cisterna de placa, escolar, enxurrada, barragem subterrânea e reuso de água cinza.

Para a instalação dessas tecnologias, além do processo construtivo, é necessário o envolvimento, ampla mobilização social e capacitações técnicas dos beneficiários. O principal objetivo dessa tecnologia social é o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente a consumo humano a famílias de baixa renda e residentes na zona rural.

Gestores municipais, trabalhadores rurais, representantes do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido e de entidades sindicais participaram da solenidade de entrega em Massapê.