SDA iniciará novas parcerias para cadeias produtivas

21 de janeiro de 2011 - 17:35

Produtos agrícolas, contemplados pelo Projeto São José, fazem parte das áreas de investimento do BB

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins se reuniu com o Gerente do Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Paulo Sucupira, para discutir sobre os investimentos da instituição na agricultura familiar. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (21) e contou com a participação dos coordenadores da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e técnicos do Banco.

Entre as área de atuação do Banco do Brasil (BB) no Ceará, estão os projetos de Desenvolvimento Rural Sustentável, do agronegócio empresarial e familiar e de responsabilidade ambiental. Segundo Sucupira, gerente do BB, o objetivo dos investimentos nestas áreas é a geração de trabalho e renda, a democratização do acesso ao crédito e o fortalecimento das associações dos agricultores para o desenvolvimento rural.

Para Sucupira, a parceria com a SDA seria nas cadeias produtivas da apicultura, psicultura e cajucultura. Além do auxilio para diminuir a inadimplência dos agricultoras, capacitar e contratar agentes para gestão e assistência técnica dos projetos rurais. “Com a inadimplência, as operações com o Pronaf são suspensas para o produtor em atraso e para novas operações”, explicou.

De acordo com o secretário Nelson Martins, as cadeias produtivas com as quais o Banco do Brasil trabalha coincidiram com a grande maioria dos projetos da secretaria. “ O Projeto São José engloba estas áreas, então é grande a possibilidade de efetivação das parcerias”, afirmou. As propostas objetivas, com as áreas prioritárias para a parceria entre a SDA e o BB, serão apresentadas em um segundo encontro no próximo dia 31.

Munique Freitas – Assessoria de Comunicação da SDA – (85) 3101.7631