Secretário participa da abertura da Feira da Agricultura Familiar de Crateús

7 de junho de 2019 - 14:56

Ascom | Texto: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Imagens: Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Com mais de 350 feirantes, a Feira da Agricultura Familiar de Crateús foi aberta na noite da última quinta-feira (6/6). O evento, que contou com as participações do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e do presidente da Ematerce, Antônio Amorim, reúne agricultores de comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas, pescadores artesanais, artesãos, estudantes e pesquisadores do IFCE do município. A estimativa é que mais de 30 mil pessoas participem da feira que também promove seminários, oficinas, intercâmbios e até uma mostra de cinema.

A Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária é uma realização da Cáritas Diocesana de Crateús e promovida com o apoio de organizações governamentais, privadas e da sociedade civil organizada. Compõem a rede de apoiadores que promove a Feira: a Secretaria de Negócios Rurais do Município de Crateús, o IFCE de Cratéus, a UFC, a Ematerce e o Instituto Agropolos. Além destes: Sebrae, Fetraece, Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar, Instituto Bem Viver, Escola Família Agrícola Dom Fragoso, We World Brasil, Associação Caatinga e a Faculdade Princesa do Oeste.

Em seu discurso, De Assis Diniz destacou o apoio dos projetos São José e Paulo Freire “para que não tenhamos na agricultura familiar uma atividade tão somente de subsistência”. “Um deles é o São José, que tem 267 projetos produtivos investindo R$ 108 milhões; e o outro é a política transformadora do Paulo Freire que possui a capacidade real de dialogar com as comunidades rurais mais carentes do nosso Estado”, frisou o secretário do Desenvolvimento Agrário. Ainda segundo ele, a Ematerce e o Idace para uma visão integrada do desenvolvimento agrário e para o fortalecimento dos territórios.

 

“O nosso papel é contribuir trazendo cada vez mais projetos e aqui, nas regiões dos sertões de Crateús e Inhamuns, e iremos fornecer as condições para implantação da Rota do Mel e da Rota do Cordeiro, para que possamos agregar valor a essas duas atividades econômicas”, firmou o compromisso. Ainda segundo o secretário, o governador Camilo Santana garantiu que a integralidade dos R$ 581 milhões previstos pelo Projeto São José IV terão como destino o fortalecimento da agricultura familiar no Estado do Ceará. “É com esta visão que saudamos os agricultores e agricultoras presentes nesta feira”, concluiu.

Também participaram da abertura da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária de Crateús: os deputados estaduais Moisés Bráz e Carlos Filipe; o superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves; o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos; a coordenadora de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da SDA, Neyara Lage; e a secretária de Juventude da Fetraece, Millena Camelo.