Inaugurado novo sistema de abastecimento d’água em Bixopá

11 de março de 2012 - 15:36

76 famílias da comunidade Cabeça da Vaca, no distrito de Bixopá, em Limoeiro do Norte, serão contempladas com o novo sistema de abastecimento

A comunidade Cabeça da Vaca, localizada no distrito de Bixopá, em Limoeiro do Norte, ganhou novo sistema de abastecimento d’água, no último sábado (10), inaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

A solenidade contou com a presença do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, do coordenador de Programas e Projetos Especiais (COPPE) da SDA, Josias Farias Neto, do prefeito municipal, João Dilmar de Souza, do deputado estadual Mailson Cruz, e de outras lideranças da comunidade e do município.

O projeto foi uma solicitação da Associação Comunitária de Agricultores e Jovens de Espingarda. Antes da inauguração do sistema de abastecimento, a comunidade precisava se deslocar para a sede do município para receber água. Agora será instalado um sistema de abastecimento, que distribuirá a água para as 76 famílias que moram no local.

Para o prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmaro de Souza, o novo sistema de abastecimento d’água vai solucionar o problema dos carros-pipa no distrito de Bixopá. “Sempre tínhamos que disponibilizar carros-pipa para cá, mas agora, não precisaremos mais nos preocupar com isso, pois há água universalizada na região.

O investimento no projeto foi de R$ 286.941,82, oriundos do Fundo Estadual de Combate à pobreza (FECOP). O secretário Nelson Martins destacou que ainda existem mais 62 obras do Projeto São José que estão em execução ou que ainda serão executadas. “Nosso desafio até o final de 2014 é erradicar a extrema pobreza no Ceará. E até lá caberá à SDA universalizar o acesso à água”, destacou.

Solenidade

No dia de São José, 19 de março, haverá solenidade, em Canindé, com a presença do Governador Cid Gomes e de diretores do Banco Mundial para a liberação de tratores para a mecanização rural e projetos de abastecimento d’água para agricultores familiares, incluídos no Projeto São José. Confirmaram a presença os diretores do Banco Mundial, Makhtar Diop, diretor para Brasil, Fátima Amazonas, gerente de projetos da instituição e Mark Lundell, chefe do setor.

No próximo dia 5 de abril, o Banco Mundial tem reunião, em Washington, nos Estados Unidos para confirmar a liberação do empréstimo de US$ 150 milhões de dólares para o Estado do Ceará investir no projeto São José III. Segundo a diretoria da instituição, todas as exigências foram atendidas pelo Governo do Estado.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510