Estado do Amazonas conhece projetos da SDA

23 de março de 2012 - 19:03

Foi apresentado o modelo de gestão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ideia é levar o modelo de desburocratização do Ceará para lá

 

A secretária executiva da Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas, Tanara Lauschner, participou de audiência na manhã desta sexta-feira (23) com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e com o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta.

Tanara Lauschner visitou a Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (CODET) para conhecer a operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

“Nós estamos no início da implementação do PAA no Amazonas, o Ceará tem conseguido desburocratizar a execução do programa. Nós queremos levar o mesmo modelo para lá, tendo o mesmo sucesso do Ceará”, afirmou.

O PAA distribui alimentos para entidades socioassistencialistas que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional ou vulnerabilidade social, é um dos programa do Governo Federal de combate à extrema pobreza. O programa compra alimentos dos agricultores familiares e doa a essas entidades, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, gerar emprego e renda no campo e garantir o direito à alimentação das famílias que vivem nessa situação. 70 municípios cearenses serão atendidos em 2012 pelo programa. Cada prefeitura fará o cadastro dos agricultores que fornecerão os alimentos de acordo com a sua capacidade. Os recursos para a compra dos alimentos serão distribuídos diretamente para os municípios.

O secretário Nelson Martins destacou a importância do intercâmbio do Estado do Ceará com outros estados e municípios brasileiros. “Ficamos muito felizes em receber delegações de outros estados e até mesmo do exterior. É mais uma forma de divulgar programas da SDA que estão dando certo. Temos ainda a oportunidade de conhecer experiências exitosas em outros lugares que podem ser aplicadas aqui”, disse.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

 

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
comunicacao@sda.ce.gov.br