Arca das Letras entrega mais 16 bibliotecas

17 de maio de 2012 - 18:59

Foram entregues 3.520  livros de literatura infantil e juvenil, além de técnicos e didáticos e histórias em quadrinhos e capacitados 32 agentes voluntários de leitura

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), entregou nesta quinta-feira (17) mais 16 bibliotecas as comunidades rurais dos municípios de Acaraú, Morrinhos, Graça e Jijoca de Jericoacoara, dentro do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Na ocasião, foram capacitados 34 agentes de leitura voluntários, que ficarão responsáveis pelos equipamentos e pelo incentivo à leitura. “As bibliotecas são implantadas também para melhorar a educação nas comunidades e ajudar os moradores nas atividades agrícolas”, afirmou a coordenadora estadual do Projeto Arca das Letras no Ceará.

Cada comunidade beneficiada pelo programa recebeu bibliotecas com mais de 220 livros de literatura infantil e juvenil, além de técnicos e didáticos e histórias em quadrinhos. Todos o acervo  atende às necessidades dos moradores. O Ceará é o estado brasileiro com o maior número de bibliotecas rurais do Brasil, tendo levado às bibliotecas para mais de mil comunidades. Até agora, cerca de 2 mil agentes de leitura foram capacitados para incentivar a leitura nas bibliotecas do campo.

O programa Arca das Letras, criado em 2003 pelo MDA, já distribuiu mais de 8.800 bibliotecas com total de 2 milhões de livros para as comunidades de agricultura familiar, remanescentes de quilombos, ribeirinhas, assentamentos da reforma agrária, aldeias indígenas e colônias de pescadores em todos os estados do Brasil.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br