Bovinocultores participam de curso de inseminação artificial

30 de maio de 2012 - 15:13

 

 

Eles representam associações de produtores leiteiros beneficiadas com kits de inseminação artificial e tanques de resfriamento de leite

Nove criadores cearenses de bovinos e dois técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) participaram, de 24 a 28 de maio, de um curso de inseminação artificial, no município de Passira, em Pernambuco. Bovinocultores de Quixelô, Deputado Irapuan Pinheiro, Lavras da Mangabeira, Icó, Orós, Tauá, Cedro e Ererê participaram da capacitação. Eles representam associações de produtores leiteiros beneficiadas com kits de inseminação artificial e tanques de resfriamento de leite.

Os criadores foram acompanhados pelo supervisor de Bovinocultura da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (COAPE) Eduardo Barroso, e o técnico Pedro Lacerda. De acordo com Eduardo Barroso, o curso faz parte do Programa de Melhoramento Genético, gerenciado pela SDA e objetiva formar inseminadores. “A iniciativa visa melhorar a genética e a produtividade do rebanho dos produtores que fornecem leite ao Programa Leite Fome Zero”, destacou.

Conforme o técnico Pedro Lacerda, essa foi a segunda equipe de produtores a participar do curso e estão previstas mais duas turmas: uma em julho e outra em agosto. Cada turma terá 10 participantes. “Esses produtores serão os responsáveis pelo Programa de Melhoramento Genético nas associações”, frisou. As aulas são ministradas por médicos veterinários e contemplam conteúdos práticos e teóricos sobre inseminação artificial, além de apresentação de vídeos sobre o tema. Ao final de cada capacitação os produtores recebem certificado de acordo com o desempenho nas atividades desenvolvidas.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA