SDA promove oficina nacional do PAA Leite em Fortaleza

30 de março de 2023 - 16:29

Texto e fotos: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Luan Herculano

A I Oficina Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos, modalidade Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite (PAA Leite), prossegue nesta quinta, 30 de março, em Fortaleza.

Promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a oficina reúne representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), dos nove estados do Nordeste e de Minas Gerais.

O secretário executivo de Desenvolvimento Agrário da SDA, Marcos Jacinto, participou da abertura dos trabalhos, ao lado do gerente do PAA no MDS, Raimundo Nonato Lima, e da coordenadora nacional do PAA Leite, Elenita Correia.

Segundo a coordenadora estadual do PAA Leite, Gizeli Morais, após a abertura ocorrida nesta quarta na sede da SDA, os participantes se reuniram no espaço Acrópole, no bairro de Fátima, onde discutiram vários pontos relativos ao sistema de gestão do programa.

“Depois do aprimoramento do sistema, hoje vamos discutir a execução, os convênios, a avaliação e o planejamento”, explica a coordenadora. Nesta sexta, a oficina será concluída com uma visita de campo ao assentamento Canaã, em Quixeramobim, onde funciona o laticínio da Cooperasc.

Em sua fala de abertura, o gerente nacional do PAA, Raimundo Nonato Lima, falou sobre o processo de retomada do programa. Ele disse que a ideia do ministério é fechar a pactuação até junho. “Temos de concluir a aplicação dos recursos de 2022, mas vamos também estar iniciando alguma coisa. Não podemos perder tempo”, disse, ao anunciar que a expectativa de aporte é de R$ 100 milhões na iniciativa. Por isso, acrescenta, é necessária a discussão com os gestores do programa nos níveis estadual e municipal. “Precisamos da resposta de vocês para saber se a gente tem como atender a mais famílias em vulnerabilidade ou insegurança alimentar”, justificou.

Nonato expôs ainda que haverá uma grande oficina em Brasília para fazer a discussão do PAA, e “todo mundo vai ser convidado”. Depois, haverá 5 encontros regionais até junho, sendo dois no Nordeste devido ao maior número de estados da região. “Queremos diminuir os entraves, aprimorar o sistema de informações e humanizar o sistema, falando diretamente com as pessoas”, declarou.