SDA participa de seminário sobre Ater para mulheres no RN

4 de maio de 2023 - 17:51

Texto e web: Elane Lima | Fotos: Banco de imagens do evento

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) participou no fim de abril, em Natal (RN), do seminário “Diálogos: Ater e as políticas públicas para as mulheres rurais do Nordeste”.

A atividade foi promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia e Subsecretaria de Mulheres Rurais.

O encerramento ocorreu dia 27 de abril, com vários encaminhamentos importantes. A SDA esteve no evento representada pela técnica do Projeto São José, Nadir Chaves, e pela coordenadora de Abastecimento de Água e Esgotamento, Odalea Severo, que também coordenou na secretaria o Projeto Paulo Freire. Elas relataram experiências desenvolvidas com foco que visa diminuir a diferença de renda entre homens e mulheres beneficiários do Projeto São José que produzem no meio rural.

Segundo Odalea Severo, “é fundamental que as políticas públicas levem em conta as necessidades específicas das mulheres rurais, para que elas possam crescer e se desenvolver como produtoras e empreendedoras no campo”.

Para a técnica, Nadir Chaves, a inclusão das mulheres rurais como produtoras e empreendedoras no campo é crucial para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais. No entanto, para que elas possam prosperar nesse ambiente, é importante que as políticas públicas levem em conta suas necessidades específicas. Isso envolve fornecer acesso a recursos, como terras, água e crédito, além de capacitação e treinamento, para que possam desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para o sucesso de seus empreendimentos. “Ao considerar essas necessidades, as políticas públicas podem promover a igualdade de gênero e a autonomia econômica dessas mulheres, ao mesmo tempo em que contribuem para o desenvolvimento econômico e social das áreas rurais.”

Entre os principais encaminhamentos, está a proposta de o MDA e a Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste realizarem o processo de escuta nos estados com as agricultoras e agricultores sobre as temáticas que estão sendo discutidas para a agricultura familiar, principalmente com foco nas políticas públicas para as mulheres.

O evento reuniu mulheres agricultoras, representantes de movimentos sociais e gestores públicos para dialogar sobre políticas públicas ofertadas pelo MDA e pelos governos estaduais do Consórcio Nordeste. Especificamente, divulgar e construir parcerias para a execução da chamada de Ater Mulheres, anunciada pelo Governo Federal no dia oito de março.

Durante o seminário, foram abordados temas como o acesso das mulheres rurais a crédito e terra, a importância da qualificação profissional e do empreendedorismo feminino no campo, e a necessidade de uma política pública que contemple as especificidades e demandas das trabalhadoras rurais. Também foram apresentados casos de sucesso de mulheres que tiveram suas vidas transformadas a partir de programas de Ater e políticas públicas voltadas para o público feminino.

Protagonismo feminino

Para o titular da SDA, Moisés Braz, o seminário foi uma oportunidade de ampliar o debate sobre a importância da Ater e das políticas públicas para as mulheres rurais. “As mulheres são protagonistas do desenvolvimento rural e precisam de políticas públicas que as apoiem em suas demandas. Esse seminário foi um espaço para ouvirmos as demandas e discutirmos estratégias para fortalecer a presença das mulheres no campo”, afirmou.

O Seminário Diálogos: Ater e as políticas públicas para as mulheres rurais do Nordeste foi um passo importante para a valorização e o fortalecimento das mulheres no campo. “É fundamental que esse debate seja ampliado e que as políticas públicas sejam efetivamente implementadas, para que as mulheres rurais possam ter acesso a melhores condições de vida e de trabalho”, avaliou o coordenador executivo do Projeto São José, Lafaete Almeida.