SDA participa de reunião ampliada do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido

18 de maio de 2023 - 09:07 #

Texto: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Fotos: Janes P. Souza | Web: Luan Herculano

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) participou nesta quarta, 17, na sede da Fetraece, em Fortaleza, da reunião ampliada do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA). O titular da secretaria, Moisés Braz, foi representado pelo secretário executivo da pasta, Marcos Jacinto.

O objetivo da reunião é de reorganizar a atuação do fórum. Para isso, estão presentes representantes dos fóruns microrregionais. “A ideia do encontro é fazer um processo de planejamento, de atuação, de incidência de trabalho do fórum no ano de 2023”, explica Marcos Jacinto.

“A nossa mensagem foi no sentido de colocar os desafios que temos de consolidar as políticas de convivência com semiárido, diante da grande oportunidade desse novo ciclo de relação do Governo do Estado com o Governo Federal. Nesse sentido é importante a mobilização da rede, da Articulação do Semiárido, para que possamos construir as estratégias e alternativas”, acrescenta o secretário executivo.

Na mesa de abertura dos trabalhos, estiveram presentes, além de Marcos Jacinto, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL), Andrea Sousa, do FCVS, Carlos Filho, do mandato do deputado Guimarães, e o presidente da Fetraece Raimundo Martins. A reunião acontece até esta quinta, 18.

Fórum articula entidades

O FCVSA foi criado em 1999 com o objetivo de mobilizar a sociedade civil para trabalhar políticas públicas em favor da convivência com o semiárido. Está presente nas microrregionais de Fortaleza, Sobral, Tianguá, Crateús, Iguatu, Sertão Central, Cariri, Limoeiro e Itapipoca. Em cada território, há Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações Sociais de Interesse Público (OSCIPs), pastorais sociais, cooperativas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares.