Projeto São José investe nas comunidades quilombolas

20 de outubro de 2010 - 11:46

Com financiamento do Banco Mundial serão US$ 360 mil aplicados nos próximos quatro anos.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), através do Projeto São José, realiza ações exclusivas em benefício dos quilombolas cearenses. Financiada pelo Banco Mundial, a SDA investirá, dentro dos próximos quatro anos, um montante de US$ 360 mil em 30 comunidades de 23 municípios do Estado.

De acordo com o coordenador do Projeto São José, Josias Farias Neto, a ideia é focalizar as ações num público historicamente órfão de políticas públicas, “tanto pela distância dos centros urbanos, pela dispersão, geralmente os negros não têm acesso aos programas executados no Estado”, disse Farias. Segundo ele, a situação fundiária dos quilombolas é outra questão ainda não resolvida.

Para discutir essas questões e realizar um intercâmbio de avaliações e integração, a SDA está realizando um Encontro de Protagonismo das Comunidades Quilombolas do Brasil. De hoje (20) até o próximo dia 22, representantes do poder público e quilombolas do Ceará, Bahia e Pernambuco estão reunidos no auditório da Secretaria, em Fortaleza.

O objetivo do evento é a troca de experiências vividas por cada estado na implementação dessas políticas e também um momento de discussão do Projeto com os seus gerentes e executores.

No Ceará, os investimentos estão direcionados para a construção de centros digitais, serviços de assistência técnica e capacitações em informática que possibilite a inclusão digital dessas comunidades.

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631