Comunidade de São Jerônimo ganhou uma Casa de Mel

26 de julho de 2010 - 17:58

Secretário Amorim foi ao município de Independência, onde inaugurou o equipamento.

 

O Ceará ganhou mais uma alternativa de convivência com o semi-árido. Embora os moradores da comunidade de São Jerônimo, no município de Independência, tenham tido perda total na safra de feijão desse ano, o sustento de suas famílias está garantido. É que a Secretaria do Desenvolvimento Agrário(SDA), através do Projeto São José, construiu na localidade uma Casa do Mel. O secretário Antônio Amorim esteve lá na última sexta-feira(23), para inaugurar o equipamento.

De acordo com ele, percebendo o grande potencial para a apicultura da comunidade mapeada pelo São José, o Projeto garantiu um recurso da ordem de US$ 38 mil, que contemplou a Associação Comunitária Manuel Gonçalves da Silva. Ao todo, 15 famílias de agricultores familiares foram beneficiados com essa ação.

O agricultor Luciano Gonçalves explicou que a comunidade já produzia anualmente 3.350 kg de mel, agora, com a Casa, esse número saltará para 8.000 kg. “Podemos ficar tranquilos, não tem mais preocupação com seca ou enchente, nossa renda tá garantida”, comemorou ao lado da mulher e de suas três filhas.

As instalações da Casa do Mel foram entregues com todos os equipamentos novos, necessários para a atividade, como centrífuga e fumegador. Após a inauguração, toda a comunidade se reuniu no balneário do São Jerônimo, onde foi realizado um churrasco debaixo dos pés de oiticica para celebrar a conquista.

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631