Adagri alerta sobre a presença da Mosca Negra no Ceará

15 de abril de 2010 - 11:15

A Agência já está realizando medidas para o controle da praga.

Após o envio de amostras ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), constatou a presença da Praga Quarentenária A2, Mosca Negra dos Citros (Aleurocanthus woglumi Ashby), no Ceará.

A partir da confirmação da presença da praga na Paraíba, a Adagri intensificou os trabalhos de levantamento da Mosca Negra em todo Estado, culminando com a constatação de três focos localizados nos municípios de Paraipaba e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo a Agência, as medidas inicialmente adotadas foram a interdição, apreensão e destruição imediata das mudas infestadas e o levantamento da extensão da ocorrência da praga, para efetuar as pulverizações com inseticidas e posterior monitoramento em toda região e seus limites.

Ainda não foi detectada a presença da Mosca Negra em outros municípios. O Governo do Estado já inciou ações emergenciais no sentido de conter o avanço e o estabelecimento da praga no Ceará. São ações de vigilância de trânsito, inspeção em viveiros, erradicação de focos, educação sanitária, capacitação de técnicos para emissão de Certificação Fitossanitária de Origem/CFO e informação através da mídia.

A Adagri acredita que, possivelmente, a introdução desta praga no Ceará se deu através de trânsito de mudas. Tito Carneiro, diretor de sanidade vegetal, alerta para os cuidados que devem ser tomados pelos viveiristas. “Apesar dos esforços do órgão para evitar a entrada, é fundamental que os viveiristas estejam bastante atentos quanto ao monitoramento em seus viveiros”, frisa. Ele acrescenta, ainda, que qualquer suspeita da presença da praga deve ser informada à Adagri, por meio do telefone (85) 3101.8074.

Assessoria de Comunicação – SDA
Kelvia Alves
85 3101-8137

*Com informações da Adagri