Município de Arneiroz recebe projeto de caprinocultura leiteira e um trator

15 de junho de 2018 - 14:08 # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Secretário Francisco de Assis Diniz destaca a importância da unidade e da organização para elevar a agricultura familiar a um novo patamar

secretário de assis com agricultores

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) entregou, na manhã da última quinta-feira (14), 10 matrizes caprinas e um trator aos produtores rurais de Arneiroz, município do território dos Sertões dos Inhamuns. A solenidade contou com a participação do vice-prefeito Leomberg Araújo; do coordenador de Cadeias Produtivas da SDA, Márcio Peixoto; do representante local da Ematerce; da presidente do Instituto de Arte, Cultura, Lazer e Educação (IARTE), Gizelia Ribeiro; além de vereadores e presidentes de 13 associações comunitárias.

“A falta de união e de um planejamento acabou criando muita dificuldade para que esse trator chegasse aqui no período desejado”, justificou o secretário Francisco de Assis Diniz. “Hoje, ele está sendo entregue ao município de Arneiroz e estamos trabalhando para viabilizarmos mais dois tratores, que ficarão sob a responsabilidade do IARTE e à disposição de todos produtores rurais do município, onde a Ematerce terá um papel preponderante na realização e acompanhamento da assistência técnica”.

secretário de assis com certificado em maos

Em seu discurso, De Assis Diniz ainda compartilhou uma visão de futuro junto aos agricultores familiares e a importância do entrelaçamento das ações de desenvolvimento agrário para o município. “A atuação dos projetos Paulo Freire, São José e Dom Helder Câmara precisam estar estruturadas, fortalecendo e agregando valor as ações do homem e da mulher do campo. Se não estivermos organizados e unidos nessa missão, não iremos acessar o mercado e nem as compras governamentais”, pontuou.

Segundo ele, os próximos passos são a construção de um frigorífico pelo Projeto São José e a instalação de um abatedouro público no município, “agregando valor aos produtos da terra”. “A (criação de uma) cooperativa de produtores é o passo decisivo. O produtor de Arneiroz precisa ainda compreender o valor e a importância da criação de uma cooperativa: e é esse símbolo de união que desejamos para todos vocês, fazendo com que os produtos da agricultura familiar cheguem mais longe e com mais qualidade a mesa de todos os cearenses”, concluiu.