Aiuaba recebe 450 matrizes caprinas na próxima quarta-feira (12)

10 de dezembro de 2018 - 11:10

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Agropecuária (Coape), entrega 450 matrizes caprinas e 30 reprodutores de raça no município de Aiuaba na próxima quarta-feira (12). O evento acontece na comunidade Comunidade de Mulungu, a partir das 16h, com as presenças do secretário De Assis Diniz e do coordenador Márcio Peixoto.

O Projeto de Fortalecimento da Caprinocultura Leiteira é um convênio entre a SDA e o Ministério da Integração Nacional que conta com a parceria em assistência técnica do Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar (Idef) e o apoio do Instituto Agropolos do Ceará (IACe). O objetivo do projeto, explica o coordenador, é gerar renda para as famílias do campo e promover o melhoramento o rebanho caprino do Estado do Ceará.

“Com esses animais, eles (produtores) vão gerar renda, tanto na produção de leite, quanto na produção de carne: e por isso que tem essa assistência técnica orientando no controle dos animais. Os animais (matrizes) têm um período em que vai estar prenha (fértil) e outro período produzindo, e não todo mundo produzindo ao mesmo tempo. É isso que queremos: organização para gerar renda para os produtores”, comenta Márcio Peixoto.

Além das matrizes e da assistência técnica, os 30 agricultores familiares de Aiuaba também receberão um tanque de resfriamento de leite. A entrega do equipamento está prevista para acontecer no primeiro trimestre de 2019, quando o rebanho começa a ofertar leite caprino em quantidade e qualidade para comercialização.

“Esse projeto (de Fortalecimento da Caprinocultura Leiteira) envolve 12 municípios. Tauá já foi beneficiado, há uns quatro anos, com os animais e Campos Sales recebeu as matrizes e os reprodutores há uns 20 dias”, explica. Além dos dois municípios dos territórios dos Sertões dos Inhamuns e Cariri, ainda estão previstas entregas em Independência, Catunda, Ipueiras, Crateús, dentre outros. “Que irão receber o projeto conforme comprovem que já possuem reserva alimentar destinada aos animais”, explica.