Mulheres do Semiárido: Projeto reduz impactos ambientais e fortalece empoderamento feminino

29 de março de 2019 - 16:01

Ascom | Texto: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Mirna Sales - Cáritas Diocesana de Crateús | Bernardo Lucas - bernardo.filho@sda.cegov.br | Rones Maciel - rones.maciel@sda.ce.gov.br
Imagens Mirna Sales - Cáritas Diocesana de Crateús

Na comunidade Riacho, no município de Quiterianópolis, Maria Moreira Martins, de 61 anos, cultiva em seu quintal cheiro verde e bananas, além de criar galinhas e porcos para consumo da família. A mãe de 12 filhos e víuva, que durante 28 anos exerceu a função de Agente Comunitária de Saúde (ACS), é uma das beneficiárias do Projeto Paulo Freire, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e recebe assessoria técnica através da entidade Cáritas Diocesanas Crateús, na região dos Sertões dos Inhamuns.

Hoje, Dona Cruizinha, como é mais conhecida, é tesoureira da associação comunitária fundada há 15 anos, mas já exerceu a presidência do grupo por quatro anos. Com a chegada do Paulo Freire, as mulheres da comunidade Riacho receberam oficinas de fabricação de sabão e produtos de limpeza, a partir da reutilização do óleo de cozinha. Com isso, a comunidade reduziu os impactos ambientais e também gerou renda por meio da comercialização do produto.

Para ela, o PPF trouxe o “empoderamento” para as mulheres da comunidade e, com a Assessoria Técnica Contínua, as mulheres sentem-se fortalecidas e mais preparadas para participarem dos eventos na comunidade e, também, de outros, como a Marcha das Margaridas.

Um dos eixos de ação do Projeto Paulo Freire é a auto-organização de mulheres. Elas têm se rearticulado e formado novos grupos de mulheres. São estimuladas também a integrarem os cargos de diretoria. Atualmente, cerca de 430 mulheres ocupam cargos de presidenta, tesoureira e/ou secretária.