Em Fortaleza, Caravana das Juventudes do Semiárido reúne jovens rurais no fim de semana

12 de junho de 2019 - 14:32

Ascom | Texto: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

No próximo sábado (15), cerca de 300 jovens de 31 municípios do interior cearense desembarcam em Fortaleza para debater agroecologia, convivência com o semiárido, educação contextualizada, raça e etnia, diversidade sexual, reforma agrária e sucessão rural. A “Caravana Estadual Juventudes do Semiárido: Juventudes, Agroecologia e Democracia”, evento promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através do Projeto Paulo Freire, acontece no Hotel Recanto Wirapuru e segue com extensa programação até a segunda-feira (17), quando será apresentada uma carta com as reivindicações direcionadas ao Governo do Ceará e à Assembleia Legislativa do Ceará.

O evento com beneficiários do Paulo Freire é resultado da realização de quatro edições regionais. Entre 15 e 17 de novembro, as juventudes rurais dos municípios de Ipu, Ipueiras, Hidrolândia, Varjota, Pires Ferreira e Reriutaba estiveram reunidas na EFA Padre Eliezio dos Santos e apresentaram como pautas a promoção da agroecologia e a educação contextualizada. Em Sobral, no período de 30 de novembro a 2 de dezembro, os jovens agricultores de Coreaú, Frecheirinha, Graça, Irauçuba, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Senador Sá e Sobral citaram em documento o fortalecimento das feiras agroecológicas solidárias e as tecnologias de convivência com o semiárido.

A partir da virada do ano, os festivais da Juventude do Semiárido ocorreram em Tauá e em Campos Sales. Nos Inhamuns, a edição regional aconteceu na Faculdade de Educação, Ciências e Letras (Cecitec/UECE), em Campos Sales, e teve como protagonistas os jovens agricultores e agricultoras de Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá. Por fim, cerca de 200 jovens de 10 municípios estiveram reunidos na Escola de Ensino Profissionalizante Presidente Médici, em Campos Sales, e trouxe como pautas a violência contra a mulher, raça e etnia, o acesso à cultura e promoção da comunicação popular.

Programação

Na edição que acontece neste final de semana, em Fortaleza, os debates agora retornam à tona agora numa dimensão maior. O painel de abertura “Juventudes, Agroecologia e Democracia” reúne a socióloga e vereadora Maria Divaneide Basílio; o sociólogo e membro do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios Thiago de Holanda; o coordenador da Articulação do Semiárido Marcos Jacinto; e a jornalista Monyse Ravena. No dia seguinte, as sete Tendas das Juventudes aperfeiçoam o debate e incluem no rol de assuntos: segurança alimentar, diversidade sexual, segurança alimentar, reforma agrária e sucessão rural e o acesso às políticas públicas.

Ainda no segundo dia de evento, acontece o painel “Auto-organização das juventudes do campo”, com representantes da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), do Centro Sabiá, Fetraece, Levante Popular da Juventude e Movimento dos Sem Terra e a programação do dia se encerra com ato cultural no Centro Cultural Dragão do Mar. Por fim, o encerramento na segunda-feira (17), com o Percurso Multicultural, visitando equipamentos culturais e de Fortaleza, a aprovação da Carta das Juventudes do Semiárido.

Abertura da Caravana Estadual Juventudes do Semiárido
Dia: 15 de maio de 2019