Paulo Freire: Missão do FIDA participa de visita de campo em Tauá

16 de outubro de 2019 - 16:31

Ascom | Texto: André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Imagem: João Caetano

Duas comunidades atendidas pelo Projeto Paulo Freire receberão a visita de uma missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, na próxima sexta-feira (18). Ao todo, 78 famílias das comunidades Riacho dos Cavalos e Barreiras, em Tauá, recebem assistência técnica e planos de investimento nas cadeias produtivas de apicultura, ovinocultura e galinha caipira. As comunidades já receberam um investimento de R$ 241.901,59.

A Cáritas Diocesana é a entidade contratada para fornecer Assessoria Técnica Contínua na comunidade Barreiros. Segundo relatório do PPF, a criação do grupo de mulheres “Maria Cândida da Conceição” e a adoção de práticas agroecológicas e do calendário zootécnico (castração, vermifugação e manejo sanitário e alimentar) são alguns dos resultados atingidos pelo projeto na comunidade rural. Além disso, as beneficiárias do Paulo Freire participaram de curso em panificação e já comercializam os produtos em feiras locais.

Na comunidade Riacho dos Cavalos, que recebe Assistência Técnica Contínua através do Esplar, foram construídos 22 aviários e 24 apriscos com áreas de pastejo e a associação comunitária recebeu um kit de informática. A participação dos jovens e a visibilidade do trabalho das mulheres, que comercializam galinhas, ovos, queijo, doces e hortaliças em feiras locais e para o Programa de Aquisição de Alimentos são alguns dos destaques destacados em relatório elaborado pelo Projeto Paulo Freire.

Integram a comitiva do fundo internacional ligado às Nações Unidas: a diretora regional para América Latina e Caribe, Rossana Polastri; o oficial de Programas do FIDA no Brasil, Hardi Vieira; e o gerente de programas do FIDA para o Brasil, Klaus Reiner. Pela Secretaria, também acompanham a comitiva: o secretário Executivo da Pesca, Antônio Nei de Sousa; a coordenadora do Projeto Paulo Freire, Íris Tavares; e o representante da Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep/SDA), Márcio Peixoto.