SDA participa da Feira Nacional do Camarão, em Natal

13 de novembro de 2019 - 15:00

Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br | Fotos: Kener Paulo

Representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) estão em Natal, capital do Rio Grande do Norte, para a Feira Nacional do Camarão (FENACAM). O secretário executivo da Pesca, Antônio Nei de Sousa, e técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar (COPEA) participaram nesta terça-feira (13) da abertura da feira no Centro de Convenções de Natal.

Antônio Nei destacou que a SDA tem atuado em diversas frentes para alavancar o desenvolvimento da atividade no Ceará. Em conjunto com a Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa – FUNCAP, no seu Programa Cientista Chefe, a SDA trabalha na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Aquicultura do estado do Ceará, no qual constarão diversos Programas Estruturantes para a retomada do desenvolvimento da aquicultura cearense.

“Estes programas e ações previstas para este plano, podemos citar: a agilização dos processos de regularização ambiental; a assistência técnica e extensão aquícola que priorize a competitividade dos sistemas aquícolas; a inserção de matrizes produtivas mais modernas, produtivas e adaptadas ao semiárido, tais como os cultivos de peixes e camarões marinhos com pouco uso e/ ou reuso de água; a identificação, o desenvolvimento e a difusão de inovações tecnológicas e sociais de produtos, processos, organizacionais e de marketing”, explicou o gestor.

A FENACAM segue até a próxima sexta-feira (15). A SDA dispõe de um estande com diversas ações da COPEA expostas nas galeria de parceiros do evento.

A governador do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou da abertura do evento.