Governo do Ceará entrega 200 mil quilos de ração e 632 mil alevinos a piscicultores do Castanhão

8 de fevereiro de 2022 - 15:55

Erivelton M. Celedônio

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), deu início a etapa de revitalização da piscicultura do Açude Castanhão, maior reservatório do Ceará. O investimento por meio da distribuição de 200.150 quilos de ração para peixes e 632 mil alevinos para distribuição atenderá 158 piscicultores de Jaguaribara, que abriga o açude.

Os 200.150 quilos de ração foram entregues durante o mês de janeiro por ação da Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar (COPEA/SDA). No sábado (5), os técnicos da SDA realizaram a entrega de 100 mil alevinos para 50 piscicultores. Em janeiro outros 100 mil alevinos já haviam sido distribuídos na primeira etapa da ação.

Até o fim do mês de fevereiro a ação de revitalização entregará os outros 432 mil alevinos no Castanhão.

O Parque Aquícola, local que abriga os tanques-rede, foi a principal área afetada pela alta mortalidade dos peixes durante os fenômenos de mortandade ocorridos entre os anos de 2017 e 2019.

“Com esta ação estamos revertendo o grave impacto na economia da cidade gerado por esta mortandade desses peixes naquele período que gerou desemprego, queda de do comércio varejista e de outros produtos ligados à atividade e famílias de piscicultores, enfrentando dificuldades de sobrevivência”, destacou a secretária da SDA, Ana Teresa de Carvalho.