SDA apresenta projeto para beneficiar pescadores cearenses

3 de maio de 2022 - 15:47

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará lançou nesta terça-feira (3), no auditório da SDA, em Fortaleza, o projeto FortPesca para os pescadores e pescadoras durante o Seminário Estadual de Fortalecimento da Renda e Trabalho para a Pesca Artesanal.

Durante o encontro que contou com a presença da secretária da SDA, Ana Teresa de Carvalho, do secretário executivo da Pesca, Thiago Sá Ponte e do secretário de planejamento interno da SDA, Taumaturgo Júnior, foi destacado ainda o processo de cadastro para o acesso e recebimento dos kits de pesca.

O projeto está previsto de acordo com a lei Nº 17.603, 3 de agosto de 2021. E neste primeiro momento centra forças na formação e coletagem de informações do cadastro das entidades representativas dos pescadores e a formação de banco de dado quanto à produção e comercialização.

Comporão os kits itens como tubos de linha, chumbanda, boias pequenas, panagem, camisa uva, colete salva vidas, chumbo, anzol, frezers, mesa em inox e outras peças em composições com foco em entidades e pescadores marítimos e continentais.

“Esta é uma demanda antiga que a SDA tinha há anos, e foi regulamentada no ano passado por uma mensagem de lei enviada pelo governador Camilo Santana”, destacou o secretário Thiago Sá Ponte. O gestor prevê concomitantemente a relevância do cadastro dos pescadores para futuras políticas públicas dentro de um cenário real no Ceará.

O deputado estadual Sérgio Aguiar e os ex-secretários da SDA, De Assis Diniz e Dedé Teixeira, participaram do seminário.

Interessados em participar do projeto FortPesca devem cadastrar sua demanda por meio do sistema https://sistemas2.sda.ce.gov.br/scriptcase/app/pesca/login/ no site da SDA.