Mais Infância e PAA leite integrarão banco de dados para atender população mais vulnerável
18 de fevereiro de 2020 - 15:47
Texto e Imagens: André Gurjão
![]()
Em 2020, os programas de Aquisição de Leite (PAA Leite) e Mais Infância caminharão mais próximos. A parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o programa encabeçado pela primeira-dama Onélia Leite já se tornou realidade e traz números importantes na parceria firmada com a Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa/CE). Mais de 200 toneladas de alimentos in natura e mix de desidratados já foram doadas a 76 entidades de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, 14.761 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos foram atendidas.
Já em relação ao PAA Leite, programa executado em parceria com o Ministério da Cidadania, foram distribuídos no ano passado 7.438.289 litros de leite bovino e 290.126 litros de leite caprino no ano passado. A ação atendeu a cerca 600 mil pessoas por meio de 1.989 entidades socioassistenciais em 111 municípios cearenses. O montante investido no Estado foi de R$ 16.113.091,75, executados na aquisição da produção de 1.475 agricultores familiares. Até a metade de 2020, a perspectiva é investir R$ 6 milhões na ação que cuida da população mais vulnerável.
![]()
“O PAA Leite sempre teve essa característica de atender às crianças que precisam do leite para se desenvolver, por uma questão essencialmente de segurança alimentar. Com o Mais Infância, estamos integrando ações para fortalecermos a nossa atuação em todo Estado”, arguiu a coordenadora do programa, Gizeli Moraes. Na abertura do Seminário Estadual do PAA Leite, a coordenadora cobrou de secretários municipais e prefeitos o envio de informações do público atendido através das entidades socioassistenciais, como nome, CPF e Número de Identificação Social (NIS), até 31 de março.
Meta
A intenção, explica o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, é quantificar com exatidão o público atendido através dos CRAS, entidades socioassistenciais devidamente cadastradas e escolas públicas. “O nosso objetivo é que o público que participa do programa do Leite esteja dentro do Mais Nutrição, recebendo uma cobertura mais completa do Governo do Ceará. Para isso, precisamos integrar estes dois bancos de dados e conhecer a real dimensão destes dois programas pelo interior cearense”, justificou.
![]()
“Considero o (PAA) Leite o grande carro-chefe do Programa de Aquisição de Alimentos em Quixelô, pelo serviço prestado às entidades socioassistenciais e também pelo incentivo à produção dos nossos agricultores familiares. A caprinocultura leiteira vem crescendo em Quixelô e mesmo o paladar do nosso povo tem se adaptando ao gosto ao leite de cabra, que inclusive traz inúmeros benefícios à saúde”, conclui a prefeita Fátima Gomes. Hoje, 135 crianças são atendidas pelo Programa Mais Infância no município do Centro Sul cearense.