Sistema Único de Saúde é importante em todas fases da vida e fundamental na pandemia

25 de agosto de 2020 - 06:37

Texto: André Gurjão | Imagem: Ariel Gomes

Mesmo diante de uma pandemia que já vitimou 150 mil brasileiros, o Sistema Único de Saúde foi capaz de comportar a demanda de 3 milhões de infectados pelo novo coronavírus. A última Roda de Conversa contou com as participações de Rane Félix, cordenadora de Políticas Intersetoriais da Secretaria de Saúde; Rocineide Ferreira, enfermeira e professora da UECE; e Valcleia Veloso, agente comunitária em Araripe. A mediação foi de Caio Cavalcanti, diretor de Educação Profissional da ESP.

“O SUS é muito importante porque ele é tudo e é rico em detalhes que nem sempre a população sabe. Ele começa a cuidar do cidadão na barriga da mãe, porque o pré-natal, as vacinas e as medicações são importantes não apenas para a gestante”, argumentou a agente de saúde. “Entra numa fila para ser atendido? Entra. Muitas vezes demora? Sim. Com o plano de saúde não é diferente. Sendo que nós, cidadãos de renda baixa, não teríamos condições de arcar com os custos desse atendimento”.

Para Valcleia, ser agente de saúde “não é simplesmente visitar”. “A gente cumpre, sim, um número de visitas e independente dessas famílias possuírem crianças, gestantes e idosos, a gente realiza essa visita. Mesmo porque, nessa época de Covid-19, esse acompanhamento é ainda mais necessário. Somos o início dessa enorme cadeia do Sistema Único de Saúde e, se preciso, mobilizamos enfermeiros, médicos, psicólogos, secretário de saúde e até prefeito”, defendeu a categoria Valceia Veloso.

“Espero que o Projeto Paulo Freire continue a crescer e espero também que passemos a conhecer melhor o SUS. Trabalhar como agente de saúde não é apenas repassar informações, mas é também aprender com cada família que visitamos. Os mais velhos tem muito a ensinar e nós temos muito a aprender, só precisamos estar abertos para ouvir essas famílias e, dessa forma, também contribuirmos com a saúde com cada uma delas”, concluiu Valcleia.

O Projeto Paulo Freire +Saúde em Rodas de Conversa (virtuais) foi uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e a Escola de Saúde Pública. A realização pelos órgãos do Governo do Ceará contou com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola. Todas as transmissões das Rodas de Conversa se encontram disponíveis ao público na página da SDA no Facebook.