Governo do Ceará e FIDA iniciam missão de acompanhamento do Projeto Paulo Freire

29 de setembro de 2020 - 18:50

Texto: André Gurjão | Imagem: Erivelton Celedônio

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário e o Projeto Paulo Freire deram início a mais uma missão com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola no início desta semana. A segunda missão com o FIDA neste ano, realizada à distância em decorrência da pandemia da Covid-19, contará com uma duração de duas semanas e se encerrará com assinatura de memorando e elaboração de relatório com os resultados do projeto.

“Essa missão é muito especial porque confirma uma extensão de prazo de execução do Paulo Freire. O projeto contaria com uma atuação até o dia 31 de dezembro deste ano e ficou aprovado o adiamento da execução do projeto até o dia 31 de dezembro de 2021”, confirma Hardi Vieira, oficial de programas do FIDA no Brasil.

A iniciativa do Governo do Ceará na área do desenvolvimento rural sustentável conta com a implantação de 531 projetos produtivos e um investimento de mais de R$ 100 milhões. Os recursos foram garantidos por meio de um acordo de empréstimo entre o executivo estadual e a instituição financeira ligada às Nações Unidas.

“O Paulo Freire é atividade do FIDA no Brasil que mais investe em número de empreendimentos produtivos, entre as mais de três mil ações do fundo em todo país”, atesta Hardi Vieira. “Hoje, o projeto conta com uma prestação de assistência técnica muito importante, que é executada por entidades da sociedade civil organizada com um forte nível de conhecimento local”.

Além disso, o PPF combate à extrema pobreza rural dando o acesso à água de beber. A meta é construir mais de 5.200 cisternas de placa e 121 cisternas escolares no Estado. “Tudo isso complementado pelo trabalho das equipes das ETAs Móveis, responsáveis pela segurança hídrica das 600 comunidades rurais atendidas”, acrescenta o secretário De Assis Diniz.

“Nos próximos meses, estaremos realizando capacitações com técnicos da entidades prestadoras de ATC em Gastronomia Social nas temáticas de nutrição, segurança alimentar e higiene, como resposta à pandemia da Covid-19, e também uma colaboração com o slow food, por meio de uma doação do FIDA e da Fundação Aksaam, na aldeias Tabajara e Tremembé”, finalizou citando parceria com Projeto São José.