Peixamento dos Reservatórios Públicos estima gerar R$ 6 milhões em negócios rurais

8 de outubro de 2020 - 08:18

Texto e Imagens: André Gurjão

Na última quarta-feira (7), o Governo do Ceará lançou o Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2020/2021 em Crateús. A ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário distribuirá 5.226.000 alevinos de tilápia, carpa, curimatã, piau, sardinha de água doce em mil açudes e barragens do Estado. O investimento previsto é de R$ 538.082,19 e a estimativa é gerar renda e segurança alimentar para 60 mil famílias que vivem no entorno dos reservatórios públicos.

“O compromisso do governador Camilo Santana é, mesmo num período dramático de pandemia, direcionar recursos para socorrer as pessoas que mais necessitam do Estado para garantir segurança alimentar e renda dentro dos próprios lares”, frisou Antônio Nei de Sousa, secretário executivo de Pesca do Desenvolvimento Agrário, às margens do açude Realejo. A previsão é que o investimento público gere uma produção de mais de 1,1 mil toneladas de peixe e R$ 6 milhões em negócios rurais.

“É muito importante a realização desse peixamento todos anos porque faz com que a gente, que depende da pesca, possamos trabalhar e, com isso, garantirmos a sobrevivência das nossas famílias”, confirma Cleidiane, pescadora artesanal e secretária da Associação dos Pescadores do Açude Realejo. “Além de vendermos o peixe no quilo, fazemos o processamento desse produto e isso se torna uma renda extra para as famílias daqui do açude Realejo”, acrescentou.

Somente em Crateús, o Projeto de Peixamento realizou a entrega de 60 mil alevinos nas principais barragens do município. “Hoje é um dia de agradecimento ao Governo do Ceará porque sabemos que os alevinos que recebemos hoje irão melhorar tanto a renda quanto a alimentação dos nossos pescadores”, destacou Janaína Mourão, secretária de Negócios Rurais do município. As próximas entregas ocorrem em Palhano (20 mil alevinos) e Alto Santo (20 mil), na quinta-feira (8); e Limoeiro do Norte (14 mil) e Morada Nova (10 mil), na sexta-feira (9).

Para participar do programa, prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores podem fazer o pedido do Programa de Peixamento através de solicitação junto a SDA. Para acessar o repovoamento de um ou mais reservatórios, o solicitante deve informar seus dados, como nome e capacidade de armazenamento. O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email: peixamento.sda@sda.ce.gov.br.