Açude de São Gonçalo do Amarante recebe pela primeira vez Peixamento da SDA

13 de setembro de 2021 - 10:13

Texto e Imagens: Erivelton M. Celedônio

Pela primeira vez desde que foi construída a barragem do açude Siupé, em 1994, o açude do distrito recebeu um aporte de 30 mil alevinos de tilápia e tambaqui do Projeto de Peixamento da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará. A ação integrou esforço de povoamento de açudes em seis cidades na última semana.

Ao todo o Peixamento realiza a entrega de 5 milhões de alevinos em 850 reservatórios públicos do Estado somente nesta edição. A expectativa é que a iniciativa gere uma produção de 1,225 toneladas de peixe ao ano e cerca de R$ 6 milhões em negócios rurais.

O secretário Thiago Sá Ponte, representando a SDA, participou da ação de repovoamento ao lado do prefeito Professor Marcelão. Em São Gonçalo foram entregues 20 mil alevinos de tilápia e 10 mil de tambaqui. Somente na última semana, 240 mil alevinos foram distribuídos em açudes nos municípios de Milhã, Crateús, Jaguaruana, Banabuiú e Pacatuba.

“O governador Camilo Santana proporciona ocupação e renda aos pescadores artesanais e investe R$ 542.719,14 com este projeto”, destaca Thiago Sá Ponte.

“Só temos a agradecer porque esse peixe é esperança de mais alimentação na nossa mesa. Vai trazer uma ajuda grande para nós aqui após esses meses de crescimento e reprodução”, destacou o gonçalense Zé Firmino.