Projeto de Peixamento já desembarcou em Uruoca e Martinópole

23 de setembro de 2021 - 10:18

Texto e Imagens: André Gurjão

Nesta manhã de quarta-feira (22), o Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2021/2022 chegou aos municípios de Uruoca e Martinópole. As solenidades foram conduzidas pelo secretário executivo de Desenvolvimento Agrário, Thiago Sá Ponte, que realizou a entrega de 90 mil alevinos nos municípios da região Norte.

Em cerca de cinco meses, os alevinos de tilápia, carpa e curimatã irão gerar 90 mil quilos de proteína de alta qualidade e cerca de R$ 450 mil no comércio local. “Isso aquece a economia quando mais precisamos, em decorrência da pandemia, e também socorre o mais humilde em busca de alimento”, explica o secretário.

“A Prefeitura de Uruoca agradece mais essa ação do Governo do Ceará em prol dos pescadores artesanais do nosso município. Daqui há alguns meses o nosso pescador irá contar com um peixe no tamanho ideal para vender e poder alimentar a própria família”, agradece o prefeito Kennedy Aquino.

Na opinião do vice-prefeito Filipe Félix Sousa, o repovoamento dos açudes e barragens é fundamental para que a pesca siga fortalecida em Martinópole. “Uma ação como essa anima o nosso pescador que sonha com o fim da estação seca e um bom inverno para poder sair de casa para colher esses pescado de qualidade”, comenta.

O Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos é uma ação do Governo do Ceará realizada todos os anos pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Nesta edição, a meta é distribuir 5 milhões de alevinos em 850 açudes e barragens públicas do Estado, gerando 1,225 toneladas de peixe e R$ 6 milhões em negócios rurais.

Para participar, as prefeituras e secretarias municipais, associações, colônias de pescadores e entidades representativas precisam enviar ofício para o e-mail peixamento.sda@sda.ce.gov.br. No documento, ainda precisam constar dados como nome da entidade e do representante e capacidade de armazenamento dos reservatórios.