SDA tem novo executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia

20 de junho de 2023 - 18:29

Texto e fotos: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Elane Lima

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, recepcionou na tarde desta terça (20), o novo secretário executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia, Pedro Ferreira de Oliveira Neto. Nomeado no último dia 16 de junho, Pedro Neto substitui Francisco Carlos Bezerra e Silva na função, criada com a aprovação da reforma administrativa em fevereiro.

Estiveram presentes os secretários executivos Taumaturgo Júnior (Planejamento e Gestão Interna) e Marcos Jacinto (Desenvolvimento Agrário). Pedro esteve acompanhado do deputado estadual Missias Dias, do coordenador do MST no Ceará, Gene Santos e pelo assessor parlamentar Júnior Mendes.

Moisés Braz desejou boas vindas ao novo colega. “Você vai ter a oportunidade de compreender a dinâmica de funcionamento do grande sistema que é o da SDA, incluindo as vinculadas. Que possa integrar a nossa equipe ao lado do Marcos Jacinto e do Taumaturgo Júnior, com liberdade de ação mas alinhado com os objetivos da secretaria. Espero que possamos fazer um grande trabalho. Seja muito bem vindo. Sinta-se em casa porque a casa já é sua”, afirmou o secretário, ao destacar a importância da nova secretaria executiva, que é construir políticas de base agroecológica e que fomentam a produção. Pedro Neto agradeceu as palavras do secretário e disse estar imbuído do grande projeto da SDA, que é melhorar a vida de agricultores e agricultoras familiares cearenses.

Natural do município de Crateús, Pedro Neto, como é mais conhecido, é assentado da reforma agrária no Assentamento Palmares daquele município. Presidiu a Cooperativa Regional dos Assentados/as da Reforma Agrária da Região do Inhamuns Crateús (Coperamus) entre 2015 e 2019.

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Pedro tem experiência na área e em assessoria de cursos e oficinas. Foi membro da Comissão Diocesana de Justiça e Paz da Diocese de Crateús, no período de 2014 a 2021, e da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Sua formação inclui também diversos cursos, entre eles o de Realidade Internacional na Escola Nacional Florestan Fernandes e o curso de formação em Agroecologia e Reforma Agrária pela Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (Acace).

Pedro Neto exerceu ainda o cargo de assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará de março de 2019 a agosto de 2021, cargo que voltou a exercer a partir de janeiro de 2023, antes de ser nomeado na SDA.