SDA participa de missão Sino-brasileira que trata de mecanização agrícola no RN

13 de julho de 2023 - 17:46

Fotos: Teotônio Roque - FUNCERN

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), representada pelo secretário executivo do Fomento Produtivo e Agroecologia, Pedro Neto, esteve presente, nesta quinta-feira (13), na abertura da missão Sino-brasileira realizada em Natal/RN. Fruto de articulação feita pelo Consórcio Nordeste, em abril deste ano, a comitiva é composta por pesquisadores/as da Universidade Agrícola da China (CAU) e representantes de entidades internacionais ligadas aos movimentos sociais do campo.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e o secretário do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima – que coordenam a Câmara Temática da Agricultura Familiar, no âmbito do Consórcio Nordeste – recepcionaram a missão internacional que chega ao Brasil com o objetivo de conhecer e validar as áreas onde serão testadas as máquinas agrícolas de fabricação chinesa.

Entre os equipamentos importados, os destaques são os motocultivadores, microtratores, roçadeiras, plantadeiras e semeadeiras, implementos que possibilitarão a inserção de mulheres e jovens na atividade laboral do manejo com a terra, bem como terão o papel fundamental de contribuir para a permanência de toda a família agricultora no campo.

A governadora Fátima Bezerra afirma que a cooperação com a China visa superar o baixo índice de mecanização na agricultura familiar, especialmente do Nordeste, onde, segundo o IBGE (2017), somente 2,3% dos pequenos produtores possuem mecanização. “Estamos buscando que a mecanização se efetive no Nordeste para que a agricultura familiar possa cada vez mais produzir alimentos saudáveis. Hoje este setor já produz 70% dos alimentos saudáveis que são consumidos pela população brasileira”, aponta.

Para o secretário executivo (da SDA) Pedro Neto, o encontro reúne visões, conhecimentos e experiências que colaboram para um resultado comum: o desenvolvimento da agricultura familiar. “Estar representando o Ceará e participar desta missão que traz mecanismos que otimizam a vida do trabalhador e da trabalhadora rural é uma oportunidade única. Os nossos agricultores e agricultoras familiares, do Nordeste como um todo, merecem de gestores e gestoras comprometidos com o desenvolvimento e o campo”, ressalta.

A comitiva chinesa é composta por Yang Minli, presidente do Instituto Internacional de Equipamentos Agrícolas “Cinturão e Rota Inovação e Agricultura Inteligente”, a diretora da Faculdade de Engenharia da Universidade Agrícola da China (CAU); Zhang Zhao, professor da CAU; Dou Dong, professora assistente de pesquisa da CAU; Weiyan Zhu, coordenadora da Associação Internacional para a Cooperação Popular – IAPC – BAOBAB Ásia; Luiz Zarref, coordenador da Baobab América Latina; Cecília Santos, gerente de projetos da Baobab América Latina; e Chen Yihui, intérprete.

Na sexta-feira e no sábado, 14 e 16, mais cinco pessoas integrarão a Missão, que se deslocará para o município de Apodi, no Oeste Potiguar, a fim de visitar os campos onde serão testadas as máquinas viabilizadas por meio do acordo firmado entre os dois países. Com área territorial de 1.602,477 km² e população estimada em 2021 de 35.904 habitantes, o município tem forte vocação para a agricultura familiar, onde conta com 2.227 estabelecimentos agropecuários, totalizando uma área de 73.101 hectares, com 7.778 pessoas ocupadas nestas atividades.

Com informações da assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte