Sistemas de abastecimento de água vão beneficiar 142 famílias rurais de Monsenhor Tabosa

27 de fevereiro de 2024 - 14:22

Texto: Glauber Sobral / Fotos: Elis Priscila

Um total de 142 famílias das comunidades rurais Ingá e Olho D’Água, em Monsenhor Tabosa, serão beneficiadas com dois sistemas de abastecimento de água. Na última sexta-feira (23), o secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, assinou ordem de serviço para construção dos equipamentos.

O líder indígena Cacique Marruá, 65 anos, festejou o início das obras. “Para nós, é uma alegria muito grande saber da construção desses sistemas de abastecimento. Antigamente, a gente buscava água bem distante daqui, e não supria a necessidade da nossa comunidade indígena. E com a chegada desse projeto, acredito que a situação da nossa região vai melhorar e desenvolver ainda mais”, projetou.

O secretário da SDA, Moisés Braz, destacou a importância das obras para as comunidades rurais. “Assinar a ordem de serviço dos sistemas de abastecimento de água representa um momento de vitória para os moradores daqui de Ingá e Olho D’Água. A conquista desses equipamentos vai beneficiar as famílias daqui que antes não tinham acesso à água de qualidade. Agora, a realidade dessas pessoas vai mudar. Com as obras iniciando agora, a expectativa é que os equipamentos sejam entregues em seis meses”, destacou o titular da SDA.

Acesso à água de qualidade

As obras têm investimento na ordem de R$ 2.554.566.94, com contrapartida de R$ 127.728 da Prefeitura de Monsenhor Tabosa. A titular da Coordenadoria do Abastecimento de Água e Esgotamento (Coagua) da SDA, Odalea Severo, explicou os processos para a construção dos equipamentos.

“Hoje é um dia histórico para as comunidades Ingá e Olho D’Água. Aqui serão construídos dois sistemas de abastecimento de água em convênio com a Prefeitura de Monsenhor. Todos os ritos burocráticos já foram cumpridos e dentro de seis meses as obras serão entregues às famílias”, projetou.

Na comunidade de Ingá serão beneficiadas 84 famílias, com a captação de um injetamento de água no reservatório. Já na de Olho D’água, 58 famílias receberão fonte de captação, um poço com vazão de 3,56 m³/h.

Moradora da Comunidade de Ingá, a enfermeira Laura Chaves, de 25 anos, pontuou a importância dos sistemas de abastecimento de água para a saúde da população. “Essas obras representam um marco histórico para as pessoas que vivem aqui na comunidade Ingá e que já lutaram tanto para ter acesso à água de qualidade. Eu moro aqui desde criança e vi de perto o sofrimento desse povo. A partir de agora, as nossas famílias vão viver mais felizes e com acesso à água de qualidade, algo de extrema importância para garantir a saúde dessas comunidades”, frisou a profissional de saúde.

A família da agricultora Maria do Carmo Abreu, de 60 anos, da Comunidade Olho D’Água, também é uma das beneficiárias dos sistemas de abastecimento de água. “Para quem sofreu com a falta de água, a chegada desses equipamentos é um presente para nossa comunidade. As pessoas viviam pegando água em poços profundos e cacimbas, e não tínhamos ‘fartura’. Essas obras vão trazer benefícios para as duas comunidades daqui de Monsenhor Tabosa. Temos que agradecer ao Governo do Ceará e frisar a luta das nossas famílias”, agradeceu a trabalhadora rural.