SDA discute Alimentação Saudável e Mudanças Climáticas em Festival da Agricultura Familiar

29 de janeiro de 2024 - 14:12

Texto: Pâmela Soares Fotos: ASCOM/SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) participou do 1º Festival Cearense da Agricultura Familiar, ocorrido no último final de semana, de 26 a 28 de janeiro, no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza. Com o lema “Produzir alimentos saudáveis é o nosso modo de vida”, o evento organizado pela Federação dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraf-CE) reuniu agricultores familiares, lideranças, autoridades e representantes da SDA para dialogar sobre a agricultura familiar cearense. 

No sábado (27), a coordenadora de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização Economia Solidária (Codece) da SDA, Regma Queiroz participou da conferência “Agricultura familiar e Alimentação Saudável na mesa do povo” ao lado de representantes da Contraf Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan). Na ocasião, dialogou sobre as ações desenvolvidas pela SDA para garantir alimentação saudável para a população cearense.

No domingo (28), o secretário executivo do Fomento Produtivo e Agroecologia, Pedro Neto integrou a conferência “Agricultura Familiar: Os desafios de viver e produzir alimentos saudáveis num contexto de seca e mudanças climáticas”. Também participaram representantes da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), do Ministério da Fazenda e da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA). 

Abertura do Evento

A abertura do evento contou com as presenças do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, do governador Elmano de Freitas e do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, na sexta-feira (26). 

Na ocasião, foram entregues Escrituras do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) a 46 famílias do município de Independência. E foi assinado o Termo de Adesão ao Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a SDA que irá beneficiar 1000 famílias do Ceará.