SDA discute alternativas para impasse em área de Itaitinga

24 de julho de 2023 - 17:56

Texto: Glauber Sobral | Fotos: Marcel Bezerra | Web: Luan Herculano

 

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Moisés Braz, participou na manhã desta segunda-feira (24), de reunião para debater a questão fundiária em zona de amortecimento do açude Gavião, na Região Metropolitana de Fortaleza. 

Recentemente, decisão da Justiça do Ceará determinou a reintegração de posse da área, que é ocupada por cerca de 450 agricultores do município de Itaitinga. A área é administrada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). 

Participaram da reunião a secretária de Política Agrária e Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece), Rosângela Ferreira Moura, o chefe de gabinete da Prefeitura de Itaitinga, Celso Rodrigues, representantes de associações e trabalhadores rurais do município.

Segundo Rosângela Moura, a questão afeta a produção agrícola na região. “A reunião foi para tratar um conflito agrário que já está estabelecido há algum tempo entre a Cogerh e agricultores familiares de Itaitinga. São agricultores que historicamente produzem na área de amortecimento do açude Gavião e tem um processo instalado no judiciário de reintegração e manutenção de posse. Há uma angústia dessas famílias nesse sentido e elas percebem que elas precisam encontrar uma alternativa para o impasse. E o secretário Moisés tem sido elo com os entes envolvidos na questão”, afirmou a representante da entidade.

O secretário Moisés Braz destacou o papel da pasta na solução do impasse. “Nós temos uma orientação do Governo do Ceará, por meio da Casa Civil, para que a secretaria sente com a Cogerh, com as famílias e a Ematerce para encontrar uma área em que esses trabalhadores continuem produzindo alimentos. Na quarta-feira (26), nós temos outra reunião com o presidente da Cogerh, Iury Castro, e vamos analisar uma saída negociada e adquirir uma propriedade a essas famílias. Nós temos que buscar estratégias para que esses agricultores permaneçam no município e continuem produzindo alimentos”, reforçou o titular da SDA.

O secretário de agricultura de Itaitinga, Veranilson Matias, reforçou a importância da SDA na resolução da questão fundiária na região. “Nós viemos aqui para fazer um alinhamento com a SDA. Tivemos uma proveitosa reunião com nosso secretário Moisés, e já alinhamos uma negociação. Nós estamos na área de amortecimento, não estamos na área de APA. Nós, juntos com a SDA, estamos buscando alternativas e vamos ver outras áreas para colocar essas cerca de 450 famílias”, apontou. Também participaram da reunião o secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, e o superintendente adjunto do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Antônio Amorim.