Reunião na SDA discute fortalecimento da agroecologia no Ceará

4 de agosto de 2023 - 17:35

Texto: Glauber Sobral | Foto: Divulgação

Os secretários executivos do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Marcos Jacinto, e de Agroecologia e Fomento Produtivo, Pedro Neto, receberam na sede da secretaria nesta quinta (3), integrantes da Articulação Cearense de Agroecologia (Arca).

O objetivo do encontro foi discutir como o Governo do Estado, por meio da SDA, trabalha e fortalece a produção agroecológica por meio de projetos e ações, apresentar a Arca como representante do movimento agroecológico cearense e reforçar a importância do diálogo e da parceria com as Organizações da Sociedade Civil.

Estiveram presentes a coordenadora executiva do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora (Cetra), Neila Santos, e representantes de outras organizações e instituições relacionadas à ARCA, como o Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA), a rede EcoCeará, a Fiocruz Ceará, a Uece, a UFC e a Unilab.

A coordenadora executiva do Cetra reforçou a importância do debate sobre agroecologia no Ceará. “A nossa proposta com a Articulação Cearense da Agroecologia é convergir interesse sobre o tema no nosso Estado. Estamos realizando ações para fortalecer o tema, apoiar produtores e buscar incentivo junto à sociedade civil. Somos cerca de 50 organizações nesse movimento e estamos reconhecidos na plenária nacional da Articulação Nacional de Agroecologia. A ideia é apresentar a Arca para os grupos e analisar os planos propostos pela SDA sobre o tema na esfera estadual”, explicou Neila Santos.

Conforme Pedro Neto, a agroecologia é um dos temas centrais do trabalho da SDA. “O governo Elmano de Freitas tem dado centralidade na pauta da agroecologia. O governador já sinalizou essa pauta quando criou a Secretaria Executiva de Agroecologia e Fomento Produtivo na reforma administrativa aprovada neste ano. Estamos à disposição e queremos contar com vocês”, disse o secretário. Durante a reunião, o secretário de Agroecologia e Fomento Produtivo destacou a iniciativa de mapeamento de sementes crioulas e mudas no Ceará. Saiba mais AQUI.

De acordo com o secretário executivo Marcos Jacinto, a SDA organiza um planejamento estratégico para fortalecer ações que incentivem a agroecologia no Ceará. “Temos percebido compromisso do secretário Moisés Braz com o tema. Esse mesmo espírito a gente percebe no governador Elmano de Freitas que defende a reforma agrária agroecológica e a convivência com o semiárido. Do ponto de vista programático temos caminhado nessa perspectiva. Recentemente, aprovamos a carta-consulta do Paulo Freire II na Cofiex. E estamos propondo a criação de uma nova coordenação dentro da SDA para trabalhar a Agroecologia como eixo principal”, adiantou Jacinto.

Estiveram presentes à reunião, além de Neila Santos, Fernanda Schneider, do Instituto de Desenvolvimento Rural da Unilab, Maria Inês Escobar, da UFC, Regina Chaves, da Rede EcoCeará e Fundação Cepema, Andrea Sousa, do Esplar e da ASA, Fernando Carneiro, da Fiocruz, e Bruna, da Uece.