SDA participa do 10º Semiárido Show, em Petrolina (PE)

4 de agosto de 2023 - 17:47

Texto: Glauber Sobral | Foto: Divulgação

Técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep) e da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), estiveram presentes na 10ª edição do Semiárido Show. O evento foi realizado nos dias 1º a 4 de agosto, em Petrolina (PE).

A caravana do Ceará contou com 40 participantes. Durante o evento, técnicos da Codep e Codaf visitaram uma unidade de processamento de leite, um abatedouro de ovinos/caprinos e um curtume de peles de bovinos, ovinos e caprinos.

“O Semiárido Show é uma grande feira de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro. O objetivo é possibilitar e facilitar o acesso aos conhecimentos, informações e tecnologias adquiridas pela Embrapa e instituições parceiras”, afirmou o técnico da Codep, Márcio Peixoto.

A comitiva da SDA foi composta por onze técnicos, que tiveram ainda uma reunião com representantes da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). “Foi um encontro muito proveitoso, com o objetivo de trazer projetos para fortalecer a caprinocultura leiteira”.

As ações do Plano Regional do Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) para a interiorização do desenvolvimento, especialmente para o homem do campo, foram destaque do Semiárido Show.

Semiárido Show

O Semiárido Show, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Sudene e outras instituições, é considerado um dos maiores eventos de inovação tecnológica para a agricultura familiar da região. Cerca de dez seminários, 50 palestras e oficinas foram realizadas durante os quatro dias de evento.

O Plano Regional do Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) conta com sete eixos (Desenvolvimento Produtivo, Inovação, Infraestrutura Econômica e Urbana, Meio Ambiente, Capacidades Governativas, Desenvolvimento Social e Educação).

(Com informações do Governo Federal)