SDA debate convivência com semiárido junto a representantes da ASA e do FCVSA

21 de agosto de 2023 - 18:24

Texto: Glauber Sobral | Fotos: Assessoria de Comunicação

O secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, participou nesta segunda (21) de reunião com representantes da sociedade civil que integram a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), rede formada por entidades que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas para a região do Semiárido, e do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA). Na pauta do encontro, foram tratados temas como regulamentação do Projeto Casa de Sementes, agroecologia e o programa Sertão Vivo.

Moisés Braz destacou a relevância do debate sobre a convivência com o semiárido cearense. “Esse trabalho coletivo entre SDA e as entidades civis é super importante para o Nordeste, especialmente o Ceará. O diálogo entre nós contribui para a construção de uma política de convivência com o semiárido. E o destaque vai também para o projeto nacional Sertão Vivo. Essa parceria garante a construção de um Ceará mais digno”, frisou o titular da pasta.

O coordenador do ASA no Ceará, Erinaldo Lima, reforçou a importância de políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar. “Saímos do encontro com pautas negociadas em pontos que são de fundamental importância para o Fórum Cearense pela Vida do Semiárido, como também para o fortalecimento das políticas públicas de convivência com o semiárido. Viva a agricultura familiar”, destacou.

Sertão Vivo

A iniciativa Sertão Vivo busca apoiar projetos que aumentem a resiliência climática da população rural do Semiárido do Nordeste, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais. O objetivo é que esses projetos promovam o acesso à água, aumentem a produtividade, a segurança alimentar das famílias beneficiadas, restaurem os ecossistemas degradados e reduzam as emissões de gases do efeito estufa.

Promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Sertão Vivo tem como objetivo apoiar projetos de resiliência climática para a população rural do Semiárido do Nordeste. (Com informações do Governo Federal)

Fórum Cearense pela Vida no Semiárido

O Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA) foi criado em 1999 com o objetivo de mobilizar a sociedade civil para trabalhar políticas públicas em favor da convivência com o semiárido. Está presente nas microrregionais de Fortaleza, Sobral, Tianguá, Crateús, Iguatu, Sertão Central, Cariri, Limoeiro e Itapipoca. Em cada território, há Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações Sociais de Interesse Público (OSCIPs), pastorais sociais, cooperativas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares.