Governo do Ceará entrega projetos para a valorização da agricultura familiar na Fazenda Uruanan, em Chorozinho

24 de agosto de 2023 - 17:49

Texto: Glauber Sobral | Fotos: Gustavo Araújo

O dia foi de celebração para famílias da Fazenda Uruanan, em Chorozinho. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), entregou, nesta quinta-feira (24), dois importantes projetos coletivos: a Minifábrica de Processamento de Castanha e o Restaurante Industrial do Grupo de Mulheres, além de 18 projetos individuais de apicultura. As entregas somam R$ 351 mil, sendo a maioria com recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf).

Os agricultores José e Lucineide Gouveia, pais de três filhos, festejaram a inauguração da minifábrica. “Daqui para frente, temos muita esperança que as condições de trabalho melhorem para todos nós da comunidade. A nossa perspectiva é que possamos vender nossos produtos e aumentar nossa renda”, projetou o agricultor. O casal faz parte das 19 famílias beneficiadas com o equipamento, que contou com investimento de R$ 109 mil.

Durante a solenidade, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, relembrou a luta dos trabalhadores da Fazenda Uruanan. “A história dessa comunidade pela terra é histórica, caminha há pelo menos 20 anos. É uma honra entregar aos assentados daqui esses equipamentos que, com certeza, vão mudar as vidas dos nossos irmãos de Chorozinho. E para nós, do Governo do Ceará e da SDA, o nosso foco central é garantir melhorias para o povo que mora aqui. E mais, as políticas implementadas aqui farão história e serão usadas como projeto-piloto no incentivo à agricultura familiar no Ceará”, afirmou.

O assessor especial de Assuntos Municipais da Casa Civil, Artur Bruno, visitou as instalações dos projetos, representando o governador Elmano Freitas. “Um dia todos nós sonhamos com a terra, com a reforma agrária. Muitos de nós lutamos para que o trabalhador rural pudesse fazer, na sua terra, a sua produção. Hoje, aqui, todos os setores da economia estão presentes, a agricultura, o comércio, o serviço e a indústria. Este projeto da minifábrica é um modelo do que é possível fazer com que a agricultura familiar gera renda para a população, beneficiando a comunidade e gerando emprego e renda para o Estado”, frisou.

A família de Jéssica Lucas, 40 anos, que faz parte da Associação das Mulheres da Fazenda Uruanan, é uma das oito contempladas com o Restaurante Industrial do Grupo de Mulheres. Mãe de três filhas e avó de dois meninos, a agricultora se emociona ao recordar a luta da comunidade pela conquista do espaço que, a partir de hoje, vai vender almoço, bolo, salgados, café e outros lanches.

“Para mim e para minhas companheiras, a inauguração do nosso restaurante é um sonho, porque a gente batalha há muito tempo por esse espaço. É um sonho que se inicia com grande força. E esse espaço aqui vai ajudar bastante na nossa renda. A nossa perspectiva é que toda a nossa renda venha desse restaurante”, destaca. O empreendimento, chamado de Sabores da Uruanan, teve investimento de R$ 107 mil.

Foram entregues ainda os 18 projetos individuais de apicultura num total de investimento de R$ 90 mil, sendo distribuído R$ 5 mil para cada apicultor.

Agricultura familiar

O secretário executivo de Agroecologia e Fomento Produtivo, Pedro Neto, reforçou a importância das políticas públicas de valorização da agricultura familiar. “É uma alegria celebrar junto com o povo da Fazenda Uruanan a entrega desses equipamentos e, é uma honra compartilhar com essas famílias esse sonho. O nosso foco é traçar políticas que estimulem o desenvolvimento dessas comunidades”, destacou.

A agricultora Francisca Moreira dos Santos festejou as entregas dos equipamentos. “Hoje é um dia marcante para a gente que trabalha com castanhas há anos. Essas entregas são importantes também para as mulheres do Sabores de Uruanan. Parabéns para nós por essa conquista. Quero agradecer esse financiamento vindo da SDA e a todos aqui presentes”, agradeceu.

Desenvolvimento regional

O prefeito de Chorozinho, Júnior Castro, exaltou a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Ceará para o sucesso de políticas públicas. “Hoje é um dia especial para nós de toda essa região. O nosso município sempre esteve à disposição para somar forças para que esses projetos pudessem seguir adiante. E fico feliz que o Governo do Estado entregou esses equipamentos, que garantem o fortalecimento da agricultura familiar da nossa região”, elogiou o gestor municipal.

Os grupos contemplados integram as atividades da Cooperativa dos Produtores de Caju e dos Agricultores Familiares (Coopcaf). Na ocasião, também foram entregues um Projeto São José Jovem no valor de R$ 15 mil e um implemento agrícola para trator no valor R$ 30 mil.

A solenidade também contou com a presença do presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece), Raimundo Martins, da secretária de Política Agrária e Meio Ambiente da entidade, Rosângela Moura, da deputada estadual Jô Farias, da prefeita de Ocara, Amália Pereira, de lideranças políticas e outras autoridades da região.