SDA participa de intercâmbio do Projeto Daki – Semiárido Vivo em Sobral

18 de setembro de 2023 - 15:15

Texto: Rones Maciel | Fotos: João Caetano/DAKI | Web: Luan Herculano

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) participou de 11 a 15 deste mês, em Sobral, do intercâmbio entre agricultores promovido pelo Projeto Daki – Semiárido Vivo. A atividade integra o 2º Programa de Formação em Agricultura Resiliente ao Clima, e foi realizada na sede da Embrapa Ovinos e Caprinos.

A abertura do encontro contou com a presença do secretário executivo de Agroecologia e Fomento Produtivo da SDA, que representou o titular da pasta, Moisés Braz. Além dele, participaram técnicos das Codaf e da Coagua da SDA, da Ematerce do Projeto São José e de representantes Embrapa Sobral, Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais, Secretaria do Desenvolvimento Agrário municipal, Fórum Cearense pela Vida no Semiárido/ASA e agricultoras familiares da região, em atividade mediada pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).

Pedro Neto destacou o papel da SDA na agroecologia para um desenvolvimento agrário e uma agricultura familiar sustentáveis no estado.

“A Secretaria do Desenvolvimento Agrário está de portas abertas para contribuir cada vez mais na construção de uma agricultura familiar onde homens e mulheres possam caminhar juntos, se somando à política de Estado. A agroecologia é um caminho sem volta. Temos ciência do desafio, mas precisamos continuar avançando para melhorar cada vez mais a vida da nossa gente”, destacou Pedro Neto.

Durante os cinco dias de evento, foram visitadas boas práticas em produção, tecnologias sociais, cooperativismo e associativismo, realizadas por mulheres, jovens e povos tradicionais no semiárido cearense.

A terceira rodada de intercâmbios do Programa de Formação em Agricultura Resiliente conta com agricultoras e agricultores e parceiros dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. O evento é uma realização do Projeto Daki Semiárido Vivo e Articulação Semiárido Brasileiro/ASA.