Setembro Amarelo: SDA realiza ação de valorização à vida

27 de setembro de 2023 - 16:11

Texto: Glauber Sobral | Fotos: Assessoria de Comunicação

Secretários, coordenadores, servidores e colaboradores da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) estiveram presentes na ação “Setembro Amarelo: prevenir para viver”, realizada na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da pasta. A atividade foi coordenada pela psicóloga clínica Carolina Marinho e pelo psicólogo clínico e organizacional Evandro Couto.

Nas palestras, os profissionais de saúde abordaram temáticas relacionadas aos cuidados e prevenção ao suicídio. “A gente conversou um pouco sobre o Setembro Amarelo e as questões que dizem respeito aos sofrimentos que fazem com que os suicídios sejam uma pauta que deve ser conversada. Nós sabemos que o tema é uma questão de saúde pública, e por isso é super importante mantermos esse diálogo. E este mês de setembro é um estímulo para conversarmos sobre essas questões da saúde mental”, frisou a psicóloga clínica Carolina Marinho.

A técnica da Coordenadoria do Abastecimento de Água e Esgotamento da SDA (Coágua), Lúcia Ferreira, elogiou os temas debatidos nas palestras. “As temáticas abordadas aqui foram muito importantes para todos nós. O evento serviu para a gente entender que não é só no mês de setembro que devemos cuidar um do outro. Diariamente, precisamos colocar em prática os aprendizados e vivências no processo de escutar quem está do nosso lado”, indicou a servidora.

Para o titular da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Assentamentos e Reassentamento (Codea) da SDA, Castro Júnior, a iniciativa estimulou o cuidado com o próximo. “Nós temos que refletir nossa atenção e carinho a todos que trabalham dentro da SDA. Que momentos como este se multipliquem aqui dentro e que outras ações também reforcem o cuidado com o outro”, sugeriu o servidor.

O secretário executivo de Agroecologia e Fomento Produtivo, Pedro Neto, agradeceu o apoio dos profissionais de saúde na abordagem das palestras. “Hoje foi um momento importante de debates aqui na SDA. Temos que ter cuidado com nossas vidas e focar na construção do nosso bem-viver. E isso é pauta importante do nosso secretário Moisés Braz, de priorizar o diálogo com nosso público”, garantiu.

Prevenção ao suicídio

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia, segundo a Sociedade Brasileira de Psisquiatria.

Sabendo da importância de dedicar atenção ao tema, o psicólogo clínico e organizacional Evandro Couto destacou a abrangência de atividades de prevenção ao suicídio. “As ações nessas abordagens são feitas justamente em setembro para que a gente possa frisar na conscientização da prevenção. Isso porque, poucos sabem, 90% desses problemas são preventivos. E para trabalhar nesse enfrentamento, outras organizações também desempenham papel nesse sentido, como o CVV e profissionais da saúde”, ensinou o profissional de saúde.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. O número de telefone é 188.