Missão do Banco Mundial conclui revisão de meio termo do projeto São José

20 de outubro de 2023 - 19:31

Texto: Glauber Sobral | Fotos: Rafael Fonteles | Web: Luan Herculano - Ascom SDA

A última reunião no gabinete do secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, concluiu a missão do Banco Mundial para apoio à implementação do Projeto São José, na manhã desta sexta-feira (20). Os encontros semanais da comitiva aconteceram no período de 16 a 20 de outubro. A agenda fez parte da revisão de meio termo do projeto, com reuniões bilaterais e visita de campo.

O secretário Moisés Braz fez um balanço dos encontros realizados nesta semana. “A Missão do Banco Mundial foi muito produtiva. Nós avaliamos o projeto São José, as fases de execução e encerramos hoje esse momento de análises com nossos parceiros, com a nossa Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP). A gente percebeu que avançamos na implementação do projeto desde a última missão. Temos um desafio muito grande porque temos um componente de abastecimento de água, que é o maior gargalo das comunidades cearenses. É claro que temos necessidade ainda de aperfeiçoar e adequar alguns pontos do projeto. Apesar dos problemas, a gente está avançando e a previsão é que até o fim do ano nós contratemos cerca de 40% da linha de crédito para os projetos produtivos do Projeto São José IV”, projetou o titular da SDA.

A especialista em desenvolvimento social do Banco Mundial, Juliana Paiva, analisou os trabalhos desenvolvidos durante a missão. “A missão fechou com saldos muito positivos, principalmente na parte social. Nós vimos avanços como o edital para mulheres e o PSJ Jovem. Saímos muito satisfeitos com os resultados obtidos nessa missão, mas os desafios continuam. A gente está só na metade do caminho do projeto”, avaliou.

A missão teve o propósito de discutir os principais avanços e os possíveis ajustes na revisão de meio termo do projeto. Ao final foi elaborado um documento memorando, com os acordos firmados pelo Banco Mundial e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e coordenação do Projeto São José.

Saldo positivo

Na quinta-feira (19), a comunidade de Sítio Cajueiro/Pitombeiras, em Cascavel, recebeu visitas técnicas do Banco Mundial, com técnicos do projeto e dos parceiros Cagece e Instituto Sisar, durante a missão de apoio ao Projeto São José.

A economista e gerente do projeto São José no Banco Mundial, Marie Paviot, destacou pontos-chave da Missão. “A proposta desta missão foi avaliar como podemos acelerar a implementação do Projeto São José IV para trazermos os resultados ainda mais rápidos aos beneficiários. Um ponto positivo é que percebemos que as coisas já estão acontecendo e observamos isso com as entregas de módulos sanitários no interior. Pela organização do projeto, ainda há coisas ainda para melhorar. Mas o que importa é que a equipe do Banco Mundial ficou muito feliz ao ver os resultados do PSJ Jovem, por exemplo”, apontou a representante do Banco Mundial.

Durante os cinco dias de missão, a programação contou com reuniões bilaterais dos consultores do Banco Mundial e com integrantes das áreas diversas do projeto São José.