SDA reúne municípios para debater ações e estratégias com perspectiva de El Niño em 2024

25 de outubro de 2023 - 17:22

Texto: Glauber Sobral | Foto: Gustavo Araújo

Prefeitos, secretários de agricultura e representantes de entidades sindicais marcaram presença no Encontro de Gestores/as Municipais de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, na sede da SDA, em Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (25). O evento teve como tema principal as ações e estratégias para o cenário climático do Ceará em 2024.

O secretário da SDA, Moisés Braz, que presidiu o encontro, reafirmou o compromisso do debate diante do cenário climático. “O dia de hoje vai entrar na história. Agradeço a presença e o compromisso de todos que vieram a este encontro. Nosso objetivo aqui é garantir o acesso à ciência e o conhecimento sobre as perspectivas climáticas e desafios para 2024 e os anos seguintes. O debate apresentou a realidade do que ainda está por vir”, afirmou o secretário. De acordo com Moisés, o compromisso é assegurar recursos para a convivência com o clima e construir um diálogo com todos os municípios cearenses. “Vamos fazer uma construção coletiva”, frisou o titular da SDA.

O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, apresentou os cenários para a quadra chuvosa no Ceará em 2024. “Não temos uma boa notícia para as famílias do campo. Por isso que foi super importante a gente falar sobre as perspectivas para o clima, o que baliza as atividades agrícolas a partir da quadra chuvosa, como planejamento de distribuição de sementes. Hoje, já vemos que o El Niño já está estabelecido, o que aponta para uma quadra chuvosa abaixo da média. As problemáticas sobre esse cenário reforçam a presença do nosso órgão para desenhar como o Ceará vai conviver com essas realidades”, alertou o representante da entidade.

No Ceará, o El Niño geralmente está associado a uma diminuição nas chuvas. Durante esse fenômeno, as águas aquecidas do oceano Pacífico influenciam a circulação atmosférica, resultando em mudanças na distribuição das chuvas em diferentes regiões. De acordo com o órgão, as precipitações tendem a se concentrar em áreas mais ao sul, deixando o Ceará e outras partes do Nordeste com registros abaixo da média.

O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, elogiou o tema central do debate. “Discutir as questões do cenário chuvoso para o interior cearense é relevante para todos os municípios cearenses. E esse encontro de hoje reforçou a importância justamente por tratar sobre as perspectivas para o próximo ano. Quero parabenizar a SDA pelo debate e destacar a presença dos representantes dos municípios que estiveram presentes”, destacou o gestor municipal.

Diálogo sobre a cenário climático

O secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, reforçou a importância do diálogo entre SDA, municípios e órgãos estaduais para buscar estratégias no intuito de mitigar os efeitos do cenário climático. “Nos reunimos na sede da SDA com a ideia de abrir um diálogo com os municípios cearenses olhando os cenários para a quadra chuvosa de 2024. Nesse encontro, fizemos um conjunto de apresentações sobre essas perspectivas e debatemos como o Governo do Ceará, por meio da SDA, deve planejar as ações prioritárias para o campo, garantindo o apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar”, explicou.

O coordenador estadual da Defesa Civil, o tenente-coronel Haroldo Gondim, reafirmou o compromisso do órgão para garantir segurança para os cearenses. “Com o debate de hoje, o nosso principal objetivo foi tentar preparar, mitigar e dar uma resposta aos possíveis desastres que podem surgir com o cenário climático de 2024. Nós estamos vivenciando um momento de seca e estiagem com a presença do El Niño e nossa preocupação é tentar entender os problemas que podem surgir com o período chuvoso. Para isso, buscamos planejar e chegar junto com os municípios para enfrentar os cenários previstos”, analisou.

O evento contou ainda com a palestra de Paulo Ferreira, superintendente de Obras Hidráulicas (Sohidra), órgão vinculado à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH). Ferreira listou as ações da pasta para garantir a segurança hídrica para os cearenses, como a construção de reservatórios, poços e dessalinizadores no interior cearense. No fim das apresentações, prefeitos, secretários de agricultura e representantes de entidades sindicais propuseram encaminhamentos para as prioridades das gestões municipais diante do cenário climático do Ceará em 2024.

Parceria Governo do Ceará e municípios

A secretária de agricultura de Boa Viagem, Patrícia Pereira, enalteceu as temáticas debatidas entre SDA, Defesa Civil e SRH. “Esse encontro foi muito importante para a gente trazer as demandas e também ouvir o que a SDA, Funceme e Sohidra têm a falar sobre o cenário climático. Sabendo dessas questões, nós poderemos reivindicar nossas demandas e esperar a ajuda do Governo do Ceará”, reconheceu.

A secretária de agricultura de Madalena, Maria Lúcia Vitoriano, elogiou os temas e abordagens desenvolvidas durante o Encontro de Gestores/as Municipais de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário. “O secretário Moisés Braz e a SDA estão de parabéns por reunir os gestores municipais e ouvir as nossas demandas, avaliações e perspectivas para parcerias diante do cenário apresentado. O encontro garantiu a oportunidade de conhecermos as realidades de cada município do Ceará e reafirmamos que as parcerias no nosso Estado precisam ser cada vez mais fortalecidas”, finalizou a gestora.