SDA entrega equipamentos do projeto Rotas da Integração em Boa Viagem

27 de outubro de 2023 - 17:17

Texto: Glauber Sobral | Fotos: Gustavo Araújo | Web: Luan Herculano - Ascom SDA

O representante da Associação dos Apicultores, Meliponicultores e Preservadores do Meio Ambiente de São Benedito, Osmar Gomes, estava entre os beneficiados das entregas dos equipamentos do Programa Rotas da Integração Nacional, nesta quinta-feira (26), no campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Boa Viagem. Na solenidade, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), entregou kits apícolas a entidades de 20 municípios, e certificados de recebimento de motoensiladeiras e tanques de resfriamento de leite para associações e comunidades de Boa Viagem, Canindé, Madalena e Quixeramobim.

“É muito importante a entrega desse kit porque ele vai nos ajudar a fortalecer a nossa cadeia produtiva da apicultura. É com muita alegria saber que esses equipamentos que estou recebendo vão melhorar cada vez mais a nossa vida como agricultor e apicultor, e que vem somar e ajudar no desenvolvimento da nossa agricultura e da apicultura de várias regiões do Ceará, inclusive a minha, a Ibiapaba”, afirmou Osmar Gomes ao receber um dos kits apícolas. O evento de entrega contou com as presenças do secretário da SDA, Moisés Braz, e da secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Adriana Melo Alves.

Moisés Braz reforçou a valorização das Rotas de Integração Nacional para o desenvolvimento do Ceará.

“Beneficiar os cearenses com esses equipamentos reafirma o objetivo do nosso governo que trabalha para desenvolver e melhorar a vida das pessoas. A entrega desses equipamentos das Rotas da Integração reforça, mais uma vez, a importância da parceria entre Governo do Estado, Governo Federal e gestão municipal. Precisamos garantir a criação de tecnologias para incentivar a produção e comercialização dos produtos das famílias do campo”, destacou o secretário da SDA. Conforme o titular da pasta estadual, o Governo do Ceará “luta para criar novas rotas de integração”, como a Rota da Avicultura, lançada durante o evento de quinta-feira (26).

As rotas são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável de regiões brasileiras.

Parcerias e desenvolvimento regional

A agricultora Vilanice Oliveira, da Associação Nova Vida, do Assentamento 25 de maio, de Madalena, comemorou ao receber o certificado de recebimento dos equipamentos incluídos na Rota do Leite. “Foi uma conquista da nossa comunidade receber esses equipamentos que já nos ajudam na logística de distribuição de leite. Onde a gente mora a gente tem que levar o leite para outras comunidades vizinhas e antes desses equipamentos, tudo era mais difícil. Vocês não sabem como isso faz diferença no nosso dia a dia, para o desenvolvimento da comunidade e estimula a qualidade de vida das famílias. Era um sonho que a gente tinha, nós vimos há muito tempo batalhando por isso e a gente conseguiu. Muito obrigado SDA e ao Governo do Estado”, agradeceu.

Em sua fala, a secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Adriana Melo Alves, destacou o sucesso das parcerias regionais e locais para garantir agregação de valor, comercialização e acesso ao mercado das entidades incluídas nas Rotas de Integração Nacional. “As parcerias que o nosso Governo vêm construindo demonstram a relevância e o poder transformador das políticas de desenvolvimento regional no dia a dia dos cearenses. Aqui, em Boa Viagem, temos um exemplo de como o trabalho em grupo entre Governo Federal, Governo do Estado e gestão municipal garantem um impacto gigantesco na qualidade de vida das pessoas”, frisou.

O prefeito de Boa Viagem, Régis Carneiro, afirmou que os equipamentos entregues vão fortalecer o ciclo produtivo da cidade e da região. “Quero agradecer a presença de todos os presentes na cerimônia da entrega de equipamentos do programa de Rotas da Integração Nacional que, com certeza, vai ajudar no ciclo produtivo da rota do leite, do mel e do cordeiro. É um investimento que tem se destacado muito na economia do nosso Ceará”, reconheceu o gestor municipal.

Após o fim da solenidade, a comitiva visitou o IFCE de Boa Viagem e participou da inauguração dos laboratórios de Bromatologia e Nutrição Animal do Sertão Central e de Inovação para o Desenvolvimento do Semiárido. Os equipamentos devem colaborar para o desenvolvimento científico das Rotas do Leite e do Mel.