Ceasa-CE comemora 51 anos no apoio à segurança alimentar dos cearenses

10 de novembro de 2023 - 12:15

Texto: Glauber Sobral | Fotos: Gustavo Araújo

O forró pé de serra animou funcionários, servidores, colaboradores, secretários de Estado e lideranças políticas cearenses que marcaram presença na festa de comemoração dos 51 anos das Centrais de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa-CE), no entreposto de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. A entidade vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) comemorou 51 anos na quinta-feira (9).

O secretário da SDA, Moisés Braz, festejou junto com os convidados e destacou a relevância socioeconômica da Ceasa-CE. “Para nós, a história da Ceasa-CE está totalmente interligada à história da agricultura familiar do nosso Ceará. Aqui, é um espaço onde expositores, permissionários e a sociedade em geral se socializam e movimentam a economia cearense. A Ceasa tem hoje a potência de ser um centro de negócios e é referência para todo o Brasil. E nesta data, parabenizo o presidente Tin Gomes pela gestão e a todos e todas que fazem o dia a dia desse centro de distribuição, que representa a força dos nossos irmãos cearenses. Parabéns pelos 51 anos e que venham mais motivos para a gente comemorar”, parabenizou o titular da SDA.

Servidora da Ceasa há 44 anos, Ana Rocha narrou a felicidade de integrar a história de 51 anos da entidade. “Para mim, é um orgulho muito grande estar e fazer parte dessa grande festa. É um presente enorme representar todos os colaboradores e, para mim, é gratificante estar nesse momento brilhante da Ceasa, vendo a construção, a mudança que está acontecendo nessa nova era”, elogiou a funcionária, que também exerce a função de presidente da Associação dos Servidores da Ceasa.

À frente da Ceasa-CE há oito meses, o presidente Tin Gomes enalteceu o trabalho de funcionários e colaboradores da instituição e exaltou a narrativa da entidade. “Esta quinta-feira é dia de comemorar! A cada dia que passa a gente percebe que a Ceasa está se modernizando, vive uma nova era. Uma história que começou em 1972, trilhou caminhos significativos e hoje é referência no setor de distribuição de produtos para todo o nosso estado. Nesta nova etapa, estamos trabalhando de mãos dadas para garantir mais segurança e promover ainda mais a diversidade de frutas e hortaliças neste e nos nossos outros dois entrepostos da Ceasa. O meu objetivo como presidente é contribuir para a segurança alimentar do nosso público e colaborar para uma alimentação digna para todos os cearenses. Juntos com a SDA, estamos trabalhando para colocar a Ceasa ainda mais no papel de destaque no mercado”, afirmou o presidente.

Potência econômica

Representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) no evento, o chefe de gabinete Bartolomeu Cavalcante reforçou a parceria entre as vinculadas da SDA e pontuou a importância da Ceasa para a economia cearense.

“São 51 anos que vêm possibilitando o incremento e a chegada de alimentos de qualidade para todas as mesas dos cearenses e que garantem a segurança alimentar para todo o Nordeste. É uma entidade muito importante, inclusive, para a geração de emprego e oportunidades de trabalho para muitos cearenses. E estar aqui prestigiando esse evento, essa grande parceira da Ematerce, é uma alegria. Vida longa à Ceasa”, salientou o servidor da Ematerce.

Atualmente, a Ceasa-CE é responsável pela geração de 12 mil empregos diretos e 18 mil indiretos, conta com 450 lojas/boxes e 2.585 módulos e uma população flutuante de cerca de 35 mil pessoas às segundas e quintas, dias das maiores feiras na Ceasa em Maracanaú. A entidade conta também com os entrepostos de Barbalha e Tianguá.

Entre os presentes na festa de 51 anos, o depoimento do diretor técnico da Ceasa, Tarcísio Nélio, se emocionou ao traçar a narrativa de muitos colaboradores da entidade. “É gratificante a gente estar aqui fazendo esse trabalho capitaneado pela presença do presidente Tin Gomes e por outros presidentes que já passaram por nós. Em um trabalho coletivo, nos esforçamos para oferecer o melhor para o povo cearense. Agradecemos a todas as pessoas que estão aqui, em que a maioria delas, a vida está intrínseca à história da Ceasa”, frisou o gestor.

Durante a comemoração, o presidente Tin Gomes agradeceu a parceria e presença dos convidados. “Hoje recebemos alguns amigos, parceiros, lideranças políticas da região e secretários de Estado para compartilhar da felicidade de comemorar os 51 anos da nossa querida Ceasa. Essa festa foi feita para todos os funcionários desta casa que merecem todos os méritos e fazem o dia a dia e colocam a Ceasa no canto de destaque no mercado”, finalizou.

50 anos da Ceasa Ceará

Inaugurada em 9 de novembro de 1972, a Centrais de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa-CE) completou 50 anos de atividades em 2022. Antes de ser oficialmente inaugurada em Maracanaú, a Ceasa possuía um escritório que funcionava no Centro de Fortaleza, onde iniciou suas atividades e onde os primeiros funcionários começaram a trabalhar. Só em novembro de 1972 mudou para Maracanaú, levando consigo muitos dos comerciantes que vendiam frutas e verduras no Centro.

Criada com o objetivo de centralizar a distribuição de hortigranjeiros, além de promover, desenvolver, dinamizar e organizar o abastecimento alimentar do Ceará e estados vizinhos, a Ceasa conta hoje com três entrepostos: Maracanaú, Barbalha e Tianguá.

No entreposto da Ceasa em Maracanaú, são oferecidos diversos serviços como agências bancárias, cartório de ofício, posto de gasolina, lanchonetes, quiosques de alimentação, restaurantes, o Programa Mais Nutrição, dentre outros. Na Ceasa Cariri, que também conta com o Mais Nutrição, funciona também um posto do Detran-CE, além de diversos outros serviços.

Circulam diariamente pela Ceasa em Maracanaú nos dias das maiores feiras (segunda e quinta), cerca de 35 mil pessoas, numa área de 35 mil m², distribuída entre 20 galpões de pequeno, médio e grande porte.