Entidades do programa de cisternas são capacitadas pela SDA

21 de novembro de 2023 - 16:31

Texto: Glauber Sobral | Fotos: Gustavo Araújo

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário dá continuidade nesta terça-feira (21), ao encontro de de planejamento com as entidades executoras do Programa de Cisternas. O encontro foi aberto na segunda-feira (20), pelo titular da SDA, Moisés Braz, e vai até quarta-feira (22). Durante três dias, as 12 associações selecionadas debateram o processo de execução do Edital de Chamada Pública nº 015/2023, no valor de R$ 25 milhões, que prevê a construção de 2,5 mil cisternas em comunidades e escolas rurais do interior do Ceará.

Moisés destacou a importância do programa de cisternas para os cearenses. “Nos reunimos com as entidades selecionadas e contratadas para este programa que vai garantir acesso à água para as populações rurais do Ceará. Nestes três dias, a gente faz uma capacitação sobre todos esses processos do programa. Nós da SDA estamos muito felizes em trabalhar com essa política social que beneficia o nosso povo. Agradeço o esforço e parceria dessas 12 entidades selecionadas”, disse o titular da SDA.

As cisternas serão construídas em 56 municípios do estado, com prioridade para povos e comunidades tradicionais (indígenas, ribeirinhos, quilombolas e pescadores). Com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a meta da SDA é implantar 2.000 cisternas de placa de 1ª água (16 mil litros), 458 cisternas escolares e 66 cisternas calçadão (ambas de 52 mil litros).

Doze lotes de cisternas

As cisternas serão divididas em 12 lotes. Serão beneficiadas escolas públicas e famílias de baixa renda localizadas e residentes em zona rural, atingidas pela seca ou pela falta regular de água.

Elviro Bezerra, representante de uma das 12 entidades selecionadas, reforçou a importância da capacitação para garantir o sucesso do programa de cisternas. “Nós das organizações estamos com a missão de retomar o programa, de dar tudo de nós para garantir um trabalho de qualidade para as famílias do semiárido cearense. Nesses três dias, a gente debateu e planejou todas as ações para cumprir o cronograma do programa de cisternas. Por isso que esta formação foi tão importante para nós e para as comunidades beneficiadas”, indicou.

A representante da Coordenadoria do Abastecimento de Água e Esgotamento (Coagua) da SDA, Odalea Severo, reforçou as etapas dispostas para a execução do programa de cisternas.

“Este foi o momento de reunir as entidades e traçar um planejamento. Nós reunimos toda a parte técnica e fizemos um alinhamento de todas as etapas e ações que serão estruturadas. Na quarta-feira (22), assinamos os contratos das 12 entidades. A meta é acelerar a execução do programa que vai beneficiar as comunidades rurais do nosso Ceará”, projetou.