Cooperativas do Ceará doam alimentos durante a II FENAFES, na Paraíba

23 de novembro de 2023 - 16:58

Texto: Rones Maciel / PSJ Fotos: Assessoria de Comunicação

A segunda edição da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES), realizada em João Pessoa (PB) na semana passada, promoveu comercialização, rodadas de negócios, trocas de saberes e produtos, e também a solidariedade. Os produtores familiares do Ceará que expuseram na feira realizaram a doação de mais de 300 quilos de alimentos, como frutas, legumes e farinha de mandioca a instituições da Paraíba.

Duas instituições foram contempladas pela doação desses alimentos. A primeira foi a Comunidade Filhos da Misericórdia, de João Pessoa, e o Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, de Lagoa Seca. As doações foram promovidas pelas cooperativas e produtores familiares apoiados pelo Projeto São José e Ematerce, integrantes da caravana do Ceará na II Fenafes.

A Comunidade Filhos da Misericórdia, que faz parte da ação desenvolvida pela Fundação São Padre Pio, é um projeto que consiste em atender aqueles que mais precisam, como idosos, crianças com deficiência, microcefalia e em situação de risco, mães adolescentes em situação de risco e moradores de rua. O projeto entrega diariamente entre 100 e 150 quentinhas nas ruas de João Pessoa.

O coordenador do projeto falou da importância dessa ação para atuação da organização. “Em nome da Fundação São Padre Pio e da Comunidade Filhos da Misericórdia, gostaríamos de agradecer a todos que estão envolvidos nesse projeto (FENAFES), a todas as organizações, ao governo do Ceará em nos ajudar. Levamos alimento a essas pessoas. Com essa doação, vamos ter a oportunidade agora de incrementar a nossa alimentação com frutas saudáveis e estamos extremamente gratos a todos vocês por essa ajuda. Deus abençoe”, destacou.

O Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, do Movimento Sem Terra (MST), de Lagoa Seca (PB) também foi uma das instituições escolhidas para a ação. Os produtos irão contribuir na alimentação do evento, que ocorre de 16 a 25 de novembro no estado da Paraíba, com a participação de 120 brigadistas de estados do Nordeste. A jovem Rayane Fernandes, do Coletivo LGBTI+, e da direção estadual do Movimento Sem Terra (MST) na Paraíba, disse que é muito importante contar com essas doações de outros estados, pois fortalece as relações e atuação do movimento. A doação tem como finalidade alimentar o pessoal que está na formação da brigada Oziel Alves.